Dissertações
2020
Título da dissertação | Autor(a) | Orientador(a) |
Engenharia Didática (ED): o caso da Generalização e Complexificação da Sequência de Padovan ou Cordonnier Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98708 | RENATA PASSOS MACHADO VIEIRA | FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
A FORMAÇÃO EM SERVIÇO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL- CE Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98975 | FRANCISCO VILAR VASCONCELOS | RAPHAEL ALVES FEITOSA |
ENGENHARIA DIDÁTICA CLÁSSICA SOBRE A SEQUÊNCIA DE PELL E SEUS MODELOS DE GENERALIZAÇÃO Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98967 | WEDSON FRANCELINO RIBEIRO NORONHA | FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE JACOBSTHAL: UMA ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE SEU ENSINO Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99011 | THAMIRES SILVA AQUINO DE SOUZA | FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
NARRATIVAS DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA INTERFACE CIÊNCIA E ARTE NA FORMAÇÃO INICIAL NO CONTEXTO DO PIBID EM JAGUARIBE-CE Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98649 | FRANCISCA PATRICIA FERREIRA SILVA | RAPHAEL ALVES FEITOSA |
SITUAÇÕES DIDÁTICAS PROFISSIONAIS (SDP): UMA PERSPECTIVA DE COMPLEMENTARIDADE ENTRE A TEORIA DAS SITUAÇÕES E A DIDÁTICA PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98770 | ITALANDIA FERREIRA DE AZEVEDO | FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
AGROTÓXICOS COMO TEMA SOCIOAMBIENTAL NO ENSINO DE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE): UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM COM ENFOQUE CTSA Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98587 | EDUARDO DA SILVA FIRMINO | CAROLINE DE GOES SAMPAIO |
O LIVRO “OS BOTÕES DE NAPOLEÃO – AS 17 MOLÉCULAS QUE MUDARAM A HISTÓRIA” NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98648 | GABRIELA CLEMENTE BRITO SALDANHA | ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTOS POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS NO ESTUDO DE ÁCIDOSBASES: UMA APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98974 | MARCELO HENRIQUE FREITAS SARAIVA GUERRA | ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
AVALIAÇÃO DE UEPS NA AULA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA ANALÍTICA: O ESTUDO DE CASO DA VALIDAÇÃO DA METODOLOGIA ANALÍTICA DA NIMESULIDA | ANTONIA CLARYCY BARROS NOJOSA | CAROLINE DE GOES SAMPAIO |
DIDÁTICA PROFISSIONAL (DP) NA CONCEITUAÇÃO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL PERSPECTIVANDO A CONSTRUÇÃO DOS CONJUNTOS NUMÉRICOS | GEORGYANA GOMES CIDRAO | FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
UMA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DA SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE LUCAS | ANA MARIA SILVA GUEDES | FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
GAMIFICAÇÃO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO ABORDANDO A MECÂNICA NEWTONIANA NO ENSINO MÉDIO | ARTUR ARAUJO CAVALCANTE | GILVANDENYS LEITE SALES |
A INLUÊNCIA DA METODOLOGIA PCMA NA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO IFCE | MATHEUS FERNANDES MOURAO | GILVANDENYS LEITE SALES |
2019
Título da dissertação | Autor(a) | Orientador(a) |
UM ESTUDO SOBRE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS MOBILIZADOS NO MANUSEIO DO INSTRUMENTO CÍRCULOS DE PROPORÇÃO DE WILLIAM OUGHTRED Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98984 | VERUSCA BATISTA ALVES | ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
UM ESTUDO SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE A MULTIPLICAÇÃO CONTIDA NO TRAITÉ DE GERBERT (1843) E O ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | SUZIE MARIA DE ALBUQUERQUE | ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
SOBRE OS CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS INCORPORADOS NA CONSTRUÇÃO E NO USO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES (1502-1578) NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | FRANCISCO WAGNER SOARES OLIVEIRA | ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM EXPERIMENTAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DE ELETRODINÂMICA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98993 | MICHELE MARIA PAULINO CARNEIRO MOREIRA | MAIRTON CAVALCANTE ROMEU |
A METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO | ATILLA MENDES EVANGELISTA | GILVANDENYS LEITE SALES |
MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE ‒ RELAÇÕES POSSÍVEIS?”: UM ESTUDO DE CASO SOBRE PRÁTICA CURRICULAR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DO RIO PIRACURUCA NO MUNICÍPIO DE PIRACURUCA/PI | MARILY DA SILVA BRITO | RAPHAEL ALVES FEITOSA |
A INFLUÊNCIA DAS SITUAÇÕES OLÍMPICAS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA FORTALEZA NOVEMBRO DE | JARDEL DE OLIVEIRA SANTOS | GILVANDENYS LEITE SALES |
ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE O ESTUDO E ENSINO DE CONCEITOS DE GEOMETRIA DIFERENCIAL: DESCRIÇÃO DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=88358 | ANA CARLA PIMENTEL PAIVA | FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS MOBILIZADOS NA MANIPULAÇÃO DAS BARRAS DE CALCULAR DE JOHN NAPIER DESCRITAS NO TRATADO RABDOLOGIAE DE 1617 Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=87236 | EUGENIANO BRITO MARTINS | ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
2018
Título da dissertação | Autor(a) | Orientador(a) |
A PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO ENSINO DE MECÂNICA | CLEILSON COUTINHO DA SILVA | MAIRTON CAVALCANTE ROMEU |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NO TÓPICO CHUVA ÁCIDA: ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE USANDO O CONTEXTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. | FELIPE ALVES SILVEIRA | ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
FORMAÇÃO DE DOCENTES REFLEXIVOS NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA | MANUEL BANDEIRA DOS SANTOS NETO | ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
OLIMPÍADAS DE QUÍMICA: PREPARAÇÃO DE ALUNOS A PARTIR DAS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS – UEPS | SUYANNE DO NASCIMENTO ALMEIDA | CAROLINE DE GOES SAMPAIO |
CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO PLANETÁRIO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE MECÂNICA CELESTE | JOSE ADEMIR DAMASCENO JUNIOR | MAIRTON CAVALCANTE ROMEU |
METODOLOGIAS ATIVAS COMO SUBSÍDIO PARA A EVOLUÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA SOB A ÓTICA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | DIEGO DE OLIVEIRA SILVA | MAIRTON CAVALCANTE ROMEU |
SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS: UM CONTRIBUTO DA ENGENHARIA DIDÁTICA CLÁSSICA NO ENSINO DE OLIMPÍADAS | ANA PAULA RODRIGUES ALVES SANTOS | FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
ENGENHARIA DIDÁTICA DE SEGUNDA GERAÇÃO: UM REFERENCIAL PARA AÇÃO INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE FÍSICA | ALLINE DE ALENCAR MACEDO | MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO |
APLICAÇÃO DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS COM UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL NA FORMAÇÃO DOCENTE | MARIA HELENA DE ANDRADE GONCALVES | FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE O MODELO DE COMPLEXIFICAÇÃO DA SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE FIBONACCI: RELAÇÕES RECORRENTES NDIMENSIONAIS E REPRESENTAÇÕES POLINOMIAIS E MATRICIAIS | RANNYELLY RODRIGUES DE OLIVEIRA | FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
UM ESTUDO DA INCORPORAÇÃO DE TEXTOS ORIGINAIS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: BUSCANDO CRITÉRIOS NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA E ENSINO | ISABELLE COELHO DA SILVA | ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
UM ESTUDO SOBRE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS INCORPORADOS E MOBILIZADOS NA CONSTRUÇÃO E NO USO DA BALHESTILHA, INSERIDA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS…, APLICADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | ANTONIA NAIARA DE SOUSA BATISTA | ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
GAMIFICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA MOTIVAR A ATITUDE POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA DOS ALUNOS NO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA | JOAO BATISTA DA SILVA | GILVANDENYS LEITE SALES |
2017
Título da dissertação | Autor(a) | Orientador(a) |
APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA ENVOLVENDO MUDANÇAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA | RUBENS LOPES DOS SANTOS | GILVANDENYS LEITE SALES |
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS FÍSICOS DE ONDULATÓRIA COM O AUXÍLIO DE UMA PLATAFORMA ROBÓTICA | FRANCISCO ROBERTO OLIVEIRA DA SILVA | MAIRTON CAVALCANTE ROMEU |
CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES NO ENSINO MÉDIO: O USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=75931 | FRANCISCO ALBERTO SARAIVA | ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
PLANTAS MEDICINAIS COMO TEMÁTICA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=77229 | JOSIEL ALBINO LIMA | CAROLINE DE GOES SAMPAIO |
CATEGORIAS INTUITIVAS NO ENSINO DO CÁLCULO E A VISUALIZAÇÃO DE CRITÉRIOS DE CONVERGÊNCIA: O CASO DAS INTEGRAIS DEPENDENTES DE PARÂMETROS – IDPs Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=75934 | MARIA VANISIA MENDONCA DE LIMA | FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E CONTEXTUALIZADAS COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA CINÉTICA QUÍMICA | ALEXANDRE FABIO E SILVA DE ARAUJO | PEDRO HERMANO MENEZES DE VASCONCELOS |
AVALIAÇÃO DIDÁTICA DOS MATERIAIS ALTERNATIVOS NO CONTEÚDO DE GEOMETRIA MOLECULAR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA | MALENA GOMES MARTINS | GERALDO FERNANDO GONCALVES DE FREITAS |
PROJETO HORTA NA ESCOLA: AÇÃO ESTRATÉGICA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO BOLSISTA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASLink: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=80308 | JOSAPHAT SOARES NETO | RAPHAEL ALVES FEITOSA |
TRANSIÇÃO COMPLEXA DO CÁLCULO: SITUAÇÕES DIDÁTICAS SOBRE A NOÇÃO DE SÉRIE DE LAURENT E A IDENTIFICAÇÃO DE CATEGORIAIS INTUITIVAS | MONIQUE RAFAELA MONTEIRO MARINHO | FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
O USO DE VÍDEO COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICALink: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=75936 | TICIANA DE SOUSA LIMA | ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
O USO DO MATHEMATICA® COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM EM FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO COM GRAVITAÇÃOLink: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=75932 | FRANCISCO HALYSON FERREIRA GOMES | EWERTON WAGNER SANTOS CAETANO |
CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA DO IFCELink: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=79094 | CHRISTIAN GAMA CAVALCANTE | MAIRTON CAVALCANTE ROMEU |
A TEORIA DO BIG BANG: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFCELink: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=75929 | ANTONIA IARA DOS SANTOS MESQUITA | ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE O ESTUDO E ENSINO DA FÓRMULA DE BINNET COMO MODELO DE GENERALIZAÇÃO E EXTENSÃO DA SEQUÊNCIA DE FIBONACCILink: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=75930 | ARLEM ATANAZIO DOS SANTOS | FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |