Grupos de Pesquisa
Macroprojetos de pesquisa e desenvolvimento que estruturam a Linha de pesquisa Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em EPT
Macroprojeto 1 – Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT
Abriga projetos que trabalham as principais questões de ensino e aprendizagem na EPT, com foco em discussões conceituais específicas, metodologias e recursos apropriados para essas discussões e elaboração e experimentação de propostas de ensino inovadoras em espaços diversos (sala de aula, laboratórios, campo, museus, setores produtivos, internet, entre outros).
Macroprojeto 2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT
Abriga projetos que trabalham as principais questões de ensino e aprendizagem na EPT, no que se refere a questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, Educação indígena, Educação e relações étnico-raciais, Educação quilombola, Educação do Campo, Questões de gênero e Educação para alunos com deficiências especiais, e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho e com os processos educacionais na EPT.
Macroprojeto 3 – História e memórias no contexto da EPT
Abriga projetos que trabalham as principais questões relacionadas à história e memória da EPT local, regional e nacional, contemplando estudos de disciplinas, eventos, instituições, currículos, espaços de formação e recursos didáticos, entre outros.
Macroprojeto 4 – O currículo integrado na EPT
Abriga projetos que trabalham na perspectiva do currículo integrado, que venham a contribuir para a compreensão da realidade concreta dos conceitos da EPT e nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho.