Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

IFCE

Dissertações e Produtos Educacionais

2020

Dissertações defendidasProdutos educacionaisAutor(a)Orientador(a) e Co-orientador(a)
O ESTUDO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONALE-BOOK: CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIAEdilene Rodrigues AraújoSolonildo Silva e Sandro Jucá
INCLUSÃO EDUCACIONAL: A ACESSIBILIDADE DOS USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E/OU MOTORA DA BIBLIOTECA DO IFCE – CAMPUS FORTALEZA“GUIA DE ACESSIBILIDADE: INFORMAÇÃO E INCLUSÃO”Erika Cristiny Brandão Ferreira BarbosaHeloísa Beatriz Cordeiro Moreira e  Solonildo Almeida da Silva
TRANSFOBIA NA EDUCAÇÃO: OS DESAFIOS DE ESTUDANTES TRANSGÊNEROS FEMININO NO COTIDIANO ACADÊMICO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – IFCE – CAMPUS DE FORTALEZAPLANO DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À TRANSFOBIA NO IFCEÉrika Fabíola de Araújo RibeiroElenilce Gomes de Oliveira
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO CEARÁ: TENCIONANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADAS.GUIA DE AULAS DE CAMPO DE GEOGRAFIA INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIOFrancisco Eugenys Medeiros da SilvaAntônia de Abreu de Sousa
POLO DE INOVAÇÃO IFCE E A METODOLOGIA PBL (CONTEÚDO DIGITAL): O USO DA METODOLOGIA PBL NOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEMPOLO DE INOVAÇÃO IFCE E A METODOLOGIA PBL: O USO DA METODOLOGIA PBL NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEMHeveline Cristina Alves de Vasconcelos FlorambelSolonildo Almeida da Silva e Sandro César Silveira Jucá
ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA SOBRE ÉTICA EM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICACARTILHA ÉTICA E PESQUISA NA EPTPedro Bruno Silva LemosFrancisco José Alves de Aquino
ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ: CONSTRUÇÃO DE UM GUIA DE ORIENTAÇÃO DA GINÁSTICA LABORALGUIA DE ORIENTAÇÃO DA GINÁSTICA LABORALRaimundo Fernandes da SilvaHeloísa Breatriz Cordeiro Moreira
ESTUDO SOBRE A IDENTIDADE E MEMÓRIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – CAMPUS UBAJARAPORTAL: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM UBAJARASaulo Ramos de FreitasFrancisco Aquino

2019

Dissertações defendidasProdutos educacionaisAutor(a)Orientador(a) e Co-orientador(a)
ECOS DA EPT – A EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS TÉCNICOS: DIAGNÓSTICO, NÚMEROS E PROPOSTAS PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO TÉCNICO – UM ESTUDO DE CASO SOBRE A REALIDADE DO IFPI – PARNAÍBA“MANUAL DE COMBATE A EVASÃO NO ENSINO TÉCNICO DO IFPI – PARNAÍBA: DIAGNÓSTICO, NÚMEROS E PROPOSTAS PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO TÉCNICO”Alcemir Horácio RosaFrancisco José Alves de Aquino
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕESGUIA DIDÁTICO – MEIO AMBIENTE : PROPOSTA DE ENSINO DE MEIO AMBIENTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADOAmanda Coelho HonórioJefferson Queiroz Lima
ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POR UMA ABORDAGEM ONTO-HISTÓRICA DA CATEGORIA TRABALHOOS FUNDAMENTOS E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHOAmanda Duarte LimaSolonildo Almeida da Silva e Sandro César Silveira Jucá
PLATAFORMA CIBERLITERATURA: INSERÇÃO DAS TICS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESAPLATAFORMA CIBERLITERATURAAngelica Benício AlvesSandro César Silveira Jucá e Solonildo Almeida da Silva
ANÁLISE CRÍTICA DOS ENTRAVES DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR E EDUCACIONAL NO IFCE: PERSPECTIVAS DE SUPERAÇÃOPSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO IFCE: ANÁLISE DOS ENTRAVES DA ATUAÇÃOAntonio Alan Vieira CardosoElenilce Gomes de Oliveira
INTEGRAÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM FABRICAÇÃO MECÂNICA COM AS DISCIPLINAS FÍSICA E QUÍMICAFÍSICA E QUÍMICA INTEGRADAS AO CURSO TÉCNICO DE FABRICAÇÃO MECÂNICAConsolação Linhares de Carvalho CoelhoAntonia de Abreu Sousa
ENSINO DE DESENHO: UMA PROPOSTA DE EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICADESENHO ARQUITETÔNICO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL: EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARESDenise Vidal Gadelha FormighieriJefferson Queiroz Lima e Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira
ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ENFOQUE DE CLASSEFLUXOGRAMA DE ACOMPANHAMENTO: UMA FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA ATENÇÃO AO ESTUDANTE COTISTAElaine Vieira da SilvaElenilce Gomes de Oliveira
ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA: ACERVO ONLINE SOBRE O PROCESSO HISTÓRICO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁACERVO ONLINE: ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA DO IFCEFrancineuma Guedes Cândido Sandro César Silveira Jucá e Solonildo Almeida da Silva
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – CAMPUS CANINDÉCARTA DE PRINCÍPIOS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADOFrancisca Samara MarcolinoPatrícia Ribeiro Feitosa Lima
MARCAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NAS TRAJETÓRIAS DE VIDAS DE VIDA DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ /CAMPUS FORTALEZA EVIDENCIADAS EM UM DOCUMENTÁRIOMARCAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONALFrancisco das Chagas Torres de OliveiraSamuel Brasileiro Filho
A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS BACABAL: CAMINHOS PARA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADOCADERNO PEDAGÓGICO: PROJETOS INTEGRADORESGabriella Brito RosaFrancisco Régis Vieira Alves
FATORES PSICOSSOCIAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO DOS SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – IFCEFATORES PSICOSSOCIAIS DO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL.Glaucimar Honório LuzHeloísa Beatriz Cordeiro Moreira
ACESSIBILIDADE NO IFCE: DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES SURDOSCURSO BÁSICO DE LIBRASHellenvivian de Alcântara BarrosFrancisco Régis Vieira Alves
CONSOLIDAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO TECNOLÓGICO SUPERIOR1. VÍDEO-CLIPES O GRITO DA TERRA E REDUZA, RECICLE, REUSE2. MÚSICA ONDA AMBIENTAL E CADA UM NO SEU CONTÊINER3. BLOG IDEIA AMBIENTALIvia Eline Farias Dias Francisco José Alves de Aquino
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ – IFCEGUIA DE ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS – A DOCÊNCIA NO IFCE: SOBRE MEMÓRIAS E SABERESJoanna Aretha SilveiraBárbara Suellen Ferreira Rodrigues
CONSTRUÇÃO DE UMA PERSPECTIVA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE TECNOLOGIA EM AGROINDÚSTRIA DO IFCE – CAMPUS UBAJARAPROJETO INTERDISCIPLINAR CAJUÍNAKatiana Macedo Cavalcante de PaulaHeloísa Beatriz Cordeiro Moreira
A INFLUÊNCIA DA MEDITAÇÃO NO NÍVEL DE ESTRESSE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – IFCEMEDITAÇÃO GUIADALia de Almeida RoccoPatrícia Ribeiro Feitosa Lima
FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES: UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICACADERNO ORIENTADOR : CONSTRUÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICAMarcelo Wilton Vieira LopesSamuel Brasileiro Filho
MANUAL DIDÁTICO PARA O DESVELAMENTO DA PRECARIZAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DO ESTADO DO CEARÁ NA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITALMANUAL DIDÁTICO PARA A COMPREENSÃO DA PRECARIZAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DO ESTADO DO CEARÁ NA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITALMaria Elly Krishna dos Santos Pereira Solonildo Almeida da Silva e Sandro César Silveira Jucá 
ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO UM CAMINHO PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRADA ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO UM CAMINHO PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRADARogério Félix de MenezesBárbara Suellen Ferreira Rodrigues e Patrícia Ribeiro Feitosa Lima
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO : UMA PROPOSTA COLABORATIVAPROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: CONCEPÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICASônia PedroniNatal Lânia Roque Fernandes
CONTRIBUIÇÕES DO MOVIMENTO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIOGUIA DIDÁTICO: COMO ELABORAR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INTERATIVAS NA PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE – CTSTarcísio Melo JúniorSamuel Brasileiro Filho
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO IFPI CAMPUS TERESINA ZONA SULCADERNO PEDAGÓGICO: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADOThays Ribeiro Torres Magalhães XavierNatal Lânia Roque Fernandes
mana boost fx male enhancement dtp viapro natural male enhancement supplement pills stronger than viagra how to treat erectile dysfunction psychological why do erection pills affect nasal pasages cbd enhance thc pain killing livalis l1 male enhancement supplement male libido supplement zinc arginine male enhancement surgical procedures spectrum cbd gummies for men free viagra pills coupon unleash your wolf male enhancement reviews golden viril premature ejaculation delay pills thunder bull male enhancement pills male enhancement supplements wichita ks random seeds in the mail male enhancement other diet pills like adipex how to lose weight at 250 pounds how much weight can you lose on the keto diet best non prescription diet pill australia joiya cbd products bliss blitz cbd gummies review compare cbd products thc gummies vs baked edible cbd infused products near me highline cbd gummies cbd gable sleep drops what can cbd gummies do delta 9 gummies wisconsin gummies for pain with thc cbd from hemp for rem sleep disorder get eagle hemp cbd gummies gold harvest cbd gummies 500x reviews grateful gummies thc productions best cbd cbn gummies for sleep cbd anxiety pills how much is oros cbd gummies will thc gummies cause a positive drug test cbd gummies irvine ca what are the side effects of cbd 750mg for pain
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish