Artigos
2021
Título da Produção | Autor(es) |
A ATIVIDADE DOCENTE NA PERSPECTIVA DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA PROFISSIONAL PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR | FONTENELE, F; ALVES, F.R.V. |
A BALHESTILHA (1603) COMO UM INSTRUMENTO MATEMÁTICO PARA O ESTUDO DE MEDIDAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | MESQUITA, A.I.S.; PEREIRA, A.C.C. |
A GENERALIZAÇÃO DA FORMA MATRICIAL E QUATERNIONS DA SEQUÊNCIA DE MERSENNE | MANGUEIRA, M.C.S.; ALVES, F.R.V. |
A GENERALIZAÇÃO DOS QUATÉRNIOS DE NARAYANA | VIEIRA, R.P.M.; ALVES, F.R.V |
A INSERÇÃO DE TEXTOS ORIGINAIS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA A PARTIR DE UM PROBLEMA DO DOCUMENTO SEA ISLAND MATHEMATICAL MANUAL | PONTES, L.M.; BATISTA, A.N.S.; PEREIRA, A.C.C. |
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA POR MEIO DO GEOGEBRA COMO SUPORTE AO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA | SOUSA, R.T.; ALVES, F.R.V |
A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO ALIADA ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS | BARBOSA, F.E.; PONTES, M.M.; CASTRO, J.B. |
APERÇU SUR L’APPRENTISSAGE ET L’ACTIVITE DU PROFESSEUR DE MATHEMATIQUE: AN POINT DE VUE DERIVE DE LA DIDACTIQUE PROFESSIONNELLES (DP) | ALVES, F.R.V. |
CONTRIBUIÇÕES DA OBRA LITERÁRIA ESTRELA VERMELHA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | FEITOSA, R. F. |
DDD SITUAÇÃO DIDÁTICA OLÍMPICA (SDO): APLICAÇÕES DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE OLIMPÍADAS | ALVES, F.R.V |
DIDACTIQUE PROFESSIONNELLE (DIDAPROF): SUR L´APPRENTISSAGE DU PROFESSEUR DE MATHÉMATIQUE DANS L´ACTIVITÉ | ALVES, F.R.V |
ENGENHARIA DIDÁTICA E UMA INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE HIBRIDIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DE FIBONACCI | VIEIRA, R.P.M.; MANGUEIRA, M. C.S.; ALVES, F. R.V.; CATARINO, P. M.M.C. |
EXPLORANDO AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS NO ANTIGO EGITO POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | SANTOS, A.G.; FREIRE, D.F.; PEREIRA, A.C.C. |
O CONTRATO DIDÁTICO NO ENSINO REMOTO: UMA APLICAÇÃO NA AULA DE GEOMETRIA | CIDRÃO, G.G.; AZEVEDO, I.F.; ALVES, F.R.V. |
O ENSINO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DO PHET COLORADO E DA ENGENHARIA DIDÁTICA | VIEIRA, R.P.M.; ALVES, F.R.V; CATARINO, P.M.M.C. |
PROJETO SÓ O BÁSICO-: ENSINANDO OPERAÇÕES BÁSICAS COM FRAÇÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA | MIRANDA, R.R.; ROCHA, S.S.; PEREIRA, A.C.C |
PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS ENVOLVENDO A INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA | ALVES, V.B.; ALBUQUERQUE, S.M.; OLIVEIRA, F.W.S.; FEITOSA, R.A.; PEREIRA, A.C.C. |
SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS (SDO): UMA APLICAÇÃO DE PROBLEMAS OLÍMPICOS (PO) À LUZ DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS (TSD) COM APOIO DO SOFTWARE GEOGEBRA | SILVA, J.G.A.; ALVES, F.R.V.; MENEZES, D.B. |
TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE VOLUME POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE MEET E O SOFTWARE GEOGEBRA | SOUSA, R.C.; SILVA, J.G.A; ALVES, F.R.V.; FONTENELE, F.C.F.; MENEZES, D.B. |
THE ORESME SEQUENCE: THE GENERALIZATION OF ITS MATRIX FORM AND ITS HYBRIDIZATION PROCESS | MANGUEIRA, M.C.S.; VIEIRA, R.P.M.; ALVES, F.R.V.; CATARINO, P.M.M.C. |
TRANSPOSITION DIDACTIQUE ET LA TRANSPOSITION PROFESSIONNELLE: UNE DISCUSSION SUR LA NOTION DE COMPÉTENCE DU PROFESSEUR DE MATHÉMATIQUES | ALVES, F.R.V. |
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE PESQUISAS NA INTERFACE CIÊNCIA E ARTE | FEITOSA, R. A |
2020
Título da Produção | Autor(es) |
A ARITMÉTICA DE LOCALIZAÇÃO DE JOHN NAPIER PARA A MULTIPLICAÇÃO | ALMEIDA, J.P.; PEREIRA, A.C.C. |
A ATIVIDADE DOCENTE NA PERSPECTIVA DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA | FONTENELE, F.C.F.; ALVES, F.R.V. |
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO DO PEDAGOGO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS SABERES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ESTATÍSTICA | PONTES, M.M.; CASTRO, J.B. |
A DIDÁTICA PROFISSIONAL: AMBIENTE DE FORMAÇÃO E AMBIENTE DE TRABALHO | MENDES, H.L.S.; ALVES, F.R.V.; SANTOS, M.J.C. |
A DIDÁTICA PROFISSIONAL ARTICULADA À TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO BRASIL: O CASO DE UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA DIRECIONADA AO SPAECE | CAMILO, A.M.S.; ALVES, F.R.V.; FONTENELE, F.C.F. |
A DIDÁTICA PROFISSIONAL (DP): IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O ENSINO DE DISCIPLINAS ESPECÍFICAS NO BRASIL | ALVES, F.R.V. |
A EDUCAÇÃO BRASILEIRA À LUZ DA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DE ANTONIO MAKARENKO | FRAZÃO, S.S.; BARROSO, M.C.S. |
A ENGENHARIA DIDÁTICA ARTICULADA À TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL: PROBLEMAS DIRECIONADOS AO SPAECE COM O SUPORTE DO SOFTWARE GEOGEBRA | CAMILO, A.M.S.; ALVES, F.R.V.; FONTENELE, F.C.F. |
A FÍSICA NA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA | BASTOS, J.C.F.; SALES, G.L.; COSTA, D.F. |
A FORMA MATRICIAL DOS NÚMEROS DE LEONARDO | VIEIRA, R.P.M.; MANGUEIRA, M.C.S.; ALVES, F.R.V.; CATARINO, P.M.M.C. |
A GENERALIZAÇÃO DA FORMA MATRICIAL DA SEQUÊNCIA DE PERRIN | MANGUEIRA, M. C. S.; VIEIRA, R. P. M. ; ALVES, F. R. V. ; CATARINO, P. M. M. C. |
A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO | SANTOS, A.G.; PEREIRA, A.C.C. |
A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO ALIADA ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS | BARBOSA, F.E.; PONTES, M.M.; CASTRO, J.B. |
A VERTENTE FRANCESA DA DIDÁTICA PROFISSIONAL (DP) E O ENSINO | ALVES, F.R.V. |
ABORDAGEM DA TEMÁTICA AGROTÓXICO NO ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA CTS/CTSA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO | SAMPAIO, C. G.; SILVA, F.T.C.; BARROSO, M.C.S.; BENIGNO. A.P.A. |
ALGUNS ASPECTOS CONTEXTUAIS DA RÉGUA E DO ESQUADRO DE CARPINTEIRO NO TRATADO A BOOKE NAMED TECTONICON (1556) DE LEONARD DIGGES | PAULINO, S.S.; FILHO, C.F.A.; PEREIRA, A.C.C. |
APLICAÇÕES DAS FORMAS GEOMÉTRICAS NA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM – CE. | SANTIAGO, P.V.S.; ALVES, F.R.V. |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA | SILVA, K.A.G.; ESTEVES, A.K.; DUTRA, C.M.V.O.; ALMEIDA, A.C.; SILVA, F.S. |
APRENDIZAGEM DOCENTE E DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO CONTEXTO DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE O GEOGEBRA COMO RECURSO PARA O ENSINO DE FUNÇÕES | GONCALVES, B.M.V.; LIMA, F.J. |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE | GIFFONI, J.S.; BARROSO, M.C.S.; SAMPAIO, C.G. |
ARITMÉTICA E OBJETOS MANIPULÁVEIS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | FRAZÃO, S.S.; BARROSO, M.C.S. |
AS CONTRIBUIÇÕES DA RÉGUA DE CÁLCULO LINEAR NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES E DAS PRÁTICAS DOCENTES | SANTOS, A.G.; OLIVEIRA, A.N.; PEREIRA, A.C.C. |
AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES COMO ESTRATÉGIA PARA EXPLORAR AS RELAÇÕES QUATERNÁRIAS DO CAMPO MULTIPLICATIVO EM UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL GAMIFICADO | CASTRO, J.B.; MEDEIROS, M.D.; SOUZA, M.F.C.; FEITAS, F.Y.M.; SOUSA, J.S.; RUFINO, L.L.M. |
AS TIC COMO APOIO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES E INCLUSÃO DE ALUNOS | LIMA, C.M.R.; BARROSO, M.C.S. |
ASPECTOS DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS APLICADA AO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA REFERENTE A PROBLEMAS DAS OLÍMPIADAS DE MATEMÁTICA COM AMPARO DO SOFTWARE GEOGEBRA. | SILVA, J.G.A.; ALVES, F.R.V.A.; MENEZES, D.B. |
ASPECTOS SOBRE A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS (TSD) APLICADAS AO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL REFERENTES AS QUESTÕES DO ENEM COM O AMPARO DO SOFTWARE GEOGEBRA | SOUSA, R.C.; ALVES, F.R.V.; FONTENELE, F.C.F. |
AUTO-ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DO TRABALHO EM KRUPSKAYA E PISTRAK: ANÁLISE INICIAL SOBRE A AUTOGESTÃO ESTUDANTIL A PARTIR DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA SOVIÉTICA. | PRACIANO, J.B.A.; FEITOSA, R.A. |
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TRANSFORMAÇÕES NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E TECNOLOGIAS | BARROSO, M.C.S.; PEREIRA, R.F.; FILHO, A.P.A.S.; SILVA, E.V.A.; SANTOS, J.P.G.; HOLANDA, F.H.O. |
BIOCATALISADORES VEGETAIS NA REDUÇÃO DE ACETOFENONAS PRÓ-QUIRAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A QUÍMICA VERDE | SAMPAIO, V.H.G.; ASSUNÇÃO, J.C.C.; DANTAS, C.R.A.A.; FERREIRA, D.A.; BASTOS, A.K.P.; SAMPAIO, C.G. |
BIODIESEL COMO TEMA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM QUÍMICA: UMA BREVE REVISÃO NA REVISTA QUÍMICA NOVA | VASCONCELOS, A.K.P.; SOUZA, C.B.A.; SMAPAIO, C.G.; BARROSO, M.C.S. |
BIVARIATE MERSENNE POLYNOMIALS AND MATRICES | ALVES, F.R.V. |
BRAHMAGUPTA E ALGUNS ELEMENTOS HISTÓRICOS DA MATEMÁTICA HINDU | ALVES, F.R.V. |
CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE VIDEOAULAS COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA | SILVA, L.L.; JUNIOR, V.B.S.; DIAS, M.A. |
CONSTRUÇÕES DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E SUA CONEXÃO A ENGENHARIA DIDÁTICA COM A UTILIZAçãO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO SPAECE | FERNANDES,C.; ALVES, F.R.V.; SOUZA, M.J.A. |
CONSTRUÇÃO DA FORMA MATRICIAL DE SEQUÊNCIAS LINEARES E RECORRENTES: UM ESTUDO DA MATRIZ GERADORA | VIEIRA, R.P.M.; ALVES, F.R.V.; CATARINO, P.M.M.C.; RODRIGUES, A.M.F.B.V. |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA | FEITOSA, R.A.; DIAS, A.M.I.; SOUSA, E.T.; FERREIRA, Y.B. |
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO CEARÁ, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | ALVES, R.F.V. |
DESEMPENHO, REPRESENTAÇÕES E ESTRATÉGIAS DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES DE COMBINATÓRIA | SOUZA, D.C.; CASTRO, J.B.; BARRETO, A.L.O. |
DIDACTICAL ENGINEERING OF THE SECOND GENERATION: A PROPOSAL OF THE DESIGN AND A TEACHING RESOURCE WITH THE SUPPORT OF THE GEOGEBRA SOFTWARE IN BRAZIL | ALVES, F.R.V.; SOUSA, R.C.; FONTENELE, F.C.F. |
DIDACTIQUE PROFESSIONELLE (DIDAPROF): REPERCUSSÃO PARA A PESQUISA EM TORNO DA ATIVIDADE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | ALVES, F.R.V |
DIDÁTICA PROFISSIONAL (DP) E A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (DCEM): UMA PERSPECTIVA DE COMPLEMENTARIDADE E IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DO PROFESSOR | ALVES, F.R.V |
EL USO DE SOFTWARES PARA IDENTIFICAR PLAGIO EN TEXTOS ACADÉMICOS Y EDUCACIONALES | PEZUK, J.A.; DINIZ, S.N.; PEREIRA, R.M.; GONÇALVES, I.D.; COSTA, N.M.L.; DIAS, M.A. |
ELEMENTOS CONTEXTUAIS DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES A PARTIR DO TRATADO DE NAVEGAÇÃO DE ARTE ATQUE RATIONE NAVIGANDI | OLIVEIRA, F.W.S.; PEREIRA, A.C.C. |
ENGENHARIA DIDÁTICA ED: ANÁLISES PRELIMINARES E A PRIORI PARA A EQUAÇÃO DIFERENCIAL ORDINÁRIA DE CLAIREAUT. | ALVES, F.R.V |
ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO (EDF): UMA PROPOSTA DE SITUAÇÃO DIDÁTICA DO ENEM COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL | SOUSA, R.C.S.; ALVES, F.R.V.; FONTENELE, F.C.F. |
ENGENHARIA DIDÁTICA DE PRIMEIRA GERAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: GENERALIZAÇÃO E EXTENSÃO DA SEQUÊNCIA DE FIBONACCI | OLIVEIRA, R.R.; ANDRADE, M.H.; ALVES, F.R.V. |
ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SISTEMA PRISIONAL | DE OLIVEIRA, R.R. ; ALVES, E.A. ; ALVES, F.R.V. |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL: IMPLICAÇÕES DA VERTENTE FRANCESA DA DIDÁTICA PROFISSIONAL (DP) E A NOÇÃO DE COMPETÊNCIA | ALVES, F.R.V |
EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO: ALTERNATIVA PEDAGÓGICA NO ENSINO DAS LEIS DE NEWTON | ALEXANDRE, N.P. ; ROMEU, M.C. ; ALMEIDA, A.C.F. |
EXPLORANDO AS SITUAÇÕES DE MEDIÇÃO DE COMPRIMENTO, ALTURA E LARGURA COM O USO DO BÁCULO DE PETRUS RAMUS | DA SILVA, F.H.B. ; PEREIRA, A.C.C. |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATUANTES COMO EDUCADORES AMBIENTAIS: REFLEXÕES MEDIANTE A VERTENTE CRÍTICA | BRITO, M.S. ; FEITOSA, R.A. |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: OS DESVIOS CORRENTES DA PROFISSÃO NA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL | LUZ, G.F.C. ; BARROSO, M.C.S. ; HOLANDA, F.H.O. |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE TIRINHAS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM | DA COSTA, D.F. ; LIRA, A.S. ; DA SILVA, J.B., CASTRO, J. |
FUNÇÕES GERADORAS DOS NÚMEROS POLIGONAIS E DOS NÚMEROS HIPERTETRAÉDRICOS K-DIMENSIONAIS | ALVES, F.R.V. |
GAMIFICAÇÃO DE UM PERCURSO METODOLÓGICO: O CONTRIBUTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ELETROSTÁTICA | DA COSTA, D.F. ; SALES, G.L. ; FILHO, M.C.C. ; CASTRO, J.B. |
GAMIFICATION OF A METHODOLOGICAL PATH: THE CONTRIBUTION OF LEARNING OBJECTS IN ELECTROSTATIC TEACHING | DA COSTA, D.F. ; SALES, G.L. ; FILHO, M.C.C. ; CASTRO, J.B. |
HIBRIDIZAÇÃO DOS NÚMEROS TRIANGULARES: UMA ANÁLISE PRELIMINAR E A PRIORI E A VISUALIZAÇÃO POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA | BARROS,F.E. ; ALVES, F.R.V. ; MANGUEIRA, M.C.S. ; VIEIRA, R.P.M. |
HISTÓRIA DA QUÍMICA: UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE A PILHA DE ALESSANDRO VOLTA | DOS SANTOS, M.R. ; BARROSO, MC.S. ; HOLANDA, F.H.O ; SAMPAIO, C.G. |
IMPLICAÇÕES DA DIDÁTICA PROFISSIONAL PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | DE SOUSA, R.C. ; ALVES, F.R.V. ; FONTENELE, F.C.C. |
INDÍCIOS DO COSTUME DE SE DIVIDIR A CIRCUNFERÊNCIA EM SEUS 360 GRAUS A QUE PEDRO NUNES SE REFERE AO DESCREVER OS PROCEDIMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DO JACENTE NO PLANO | OLIVEIRA, F.W.S. ; PEREIRA, A.C.C. |
INOVAÇÃO METODOLÓGICA NO ENSINO: UM RECORTE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UM INSTITUTO FEDERAL | DE ALMEIDA, A.C.F. ; LOPES, L.F.O, ; BRAGA, C.B. |
INTERFACES ENTRE HISTÓRIA DE MATEMÁTICAS Y ENSEÑANZA A TRAVÉS DE ANTIGUOS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS: UNA EXPERIENCIA EN LA INVESTIGACIÓN ACADÉMICA | PEREIRA, A.C.C. |
INTERLOCUÇÕES FORMATIVAS NO CONTEXTO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE OS COMPONENTES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE | LIMA, F.J. ; DA SILVA, P.A. |
INTERPRETAÇÃO COMBINATÓRIA E PROPRIEDADES DOS NÚMEROS DE NARAYANA | BEZERRA, F.H.C. ; ALVES, F.R.V. |
JOGOS DE RPG: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA AULAS DE MATEMÁTICA | DE SOUSA, R.T. |
METODOLOGIAS ATIVAS, COM FOCO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM | NASCIMENTO,, J.L. ; FEITOSA, R.A. |
MOISEY MIKHAYLOVICH PISTRAK: PEDAGOGIA RUSSA, EDUCAÇÃO E REVOLUÇÃO | BARROSO, M.C.S. ; PEREIRA, R.F. ; FILHO, A.P.A.S. ; SANTOS, M.F. ; MARTINS, P.I. ; HOLANDA, F.H.O. |
MOSTRA CIENTÍFICA: CAMINHO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARACANAÚ | CABRAL, A.M.O. ; BARROSO, M.C.S. |
NEW PUBLIC POLICY FOR TEACHER TRAINING IN BRAZIL: VINCENT VAN GOGH AS AN INSPIRATION FOR THE ACTION OF THE PEDAGOGICAL RESIDENCY PROGRAM? | FEITOSA, R.A. |
NOÇÃO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA NA TRANSIÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO SUPERIOR | RIBEIRO, M.S.N. ; DIAS, M.A. ; FIGUEIREDO, H.R.S. |
NÚMEROS HÍBRIDOS DE FIBONACCI E PELL | MANGUEIRA, M.C.S. ; ALVES, F.R.V. |
NÚMEROS HÍBRIDOS DE MERSENNE | MANGUEIRA, M.C.S. ; ALVES, F.R.V. ; CATARINO, P.M.C. |
O COORDENADOR PEDAGÓGICO ENQUANTO ARTICULADOR DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DOS DOCUMENTOS LEGAIS ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS | PARENTE, D.P.; GUEDES, A.F.S.; MOREIRA, H.B.C. ; ALVES, F.R.V. |
O ENREDO HISTÓRICO E A ATUAL SITUAÇÃO JURÍDICA DO HOMESCHOOLING NO BRASIL | DE OLIVEIRA, R.R. ; DE OLIVEIRA, D.R.R. ; ALVES, F.R.V. |
O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS POR MEIO DOS NÚMEROS TRIANGULARES UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | MASSENO, T.C.S. ; PEREIRA, A.C.C. |
O ESTUDO DAS OPERAÇÕES COM FRAÇÕES POR MEIO QUADRINHOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | MIRANDA, R.R. ; ROCHA, S.S. ; PEREIRA, A.C.C. |
O O BÁCULO DE PETRUS RAMUS E SEU USO PARA MEDIÇÃO DE PROFUNDIDADE | DA SILVA, F.H.B. ; PEREIRA, A.C.C. |
O O LEGADO DE PETRUS RAMUS E O TRATADO VIA REGIA AD GEOMETRIAM | DA SILVA, F.H.B. ; PEREIRA, A.C.C. |
O PERCURSO INVESTIGATIVO ACERCA DA ENGENHARIA DIDÁTICA DE DESENVOLVIMENTO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO | CIDRAO, G.G. ; ALVES, F.R.V. |
O PROCEDIMENTO DE CONSTRUÇÃO DAS VARETAS DO PROMPTUARIO DE JOHN NAPIER (1550-1617) | RIBEIRO, P.H.S. ;CAVALCANTE, D.S.; PEREIRA, A.C.P. |
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NUMA PERSPECTIVA COLETIVA. | COSTA, A.G.S. ; ALMEIDA, A.C.F. |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM QUE ABORDAM O PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE SEQUÊNCIAS E PADRÕES | AZEVEDO, I.F. ; SILVA, M.A. ; ALVES, F.R.V. |
OS NÚMEROS GAUSSIANOS DE FIBONACCI E RELAÇÕES RECORRENTES BIDIMENSIONAIS | DE OLIVEIRA, R.R. ; ALVES, F.R.V. |
PADOVAN SEQUENCE GENERALIZATION – A STUDY OF MATRIX AND GENERATING FUNCTION | VIEIRA, R.P.M. ; ALVES, F.R.V. ; CATARINO, P.M.M.C. |
PARCOURS DÉTUDE ET DE RECHERCHE : UNE ÉTUDE SUR LES CHEMINS MINIMAUX | IGNACIO, R.S. ; BOSCH, M. ; DIAS, M.A. |
POSSIBILIDADES DE (RE)ELABORAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PIBID: : USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA | LIMA, F.J. ; GONCALVES, B.M.V. |
POTENCIALIDADES DO USO DE OFICINAS NO ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UMA ESTRATÉGIA PARA AULAS INICIANDO POR PRÁTICAS EXPERIMENTAIS | MOURAO, M.F. ; DA SILVA, J.B., SALES, G.L. |
PROFESSORES INOVADORES: MUDANÇAS DE PARADIGMAS A PARTIR DAS NECESSIDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS | ALMEIDA, A.C.F. ; LOPES, L.F.O. ; BRAGA, C.B. |
PROJETO PENSAR, CONECTAR E FAZER: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A APRENDIZAGEM DA PROPORCIONALIDADE | CASTRO, J.B. ; FILHO, J.A.C. |
QUADRILÁTEROS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONSTRUÍDA COM RECURSOS DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS | POLLI, C.T.S. ; FIGUEIREDO, H.R.S. ; DIAS, M.A. |
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO | PEREIRA, R.F. BARROSO, M.C.S. |
QUÍMICA COM SINAIS: O ENSINO VISUAL DA QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DE WEBSITE | FERREIRA, L.M.V.L. ; BARROSO, M.C.S. . SAMPAIO, C.G. |
RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA: ESTRATÉGIA NA PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS | NETO, J.S. ; FEITOSA, R.A. ; CERQUEIRA, G.S. |
RELAÇÕES RECORRENTES BIDIMENSIONAIS E TRIDIMENSIONAIS DE NARAYANA | BEZERRA, F.H.C. ; ALVES, F.R.V. ; VIEIRA, R.P.M |
SCIENCE IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW | PRACIANO, J.B.A. ; FEITOSA, R.A. |
SENO, COSSENO E TANGENTE: UMA ATIVIDADE COM OS CÍRCULOS DE PROPORÇÃO DE WILLIAM OUGHTRED (1633) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | ALVES, V.B. ; PEREIRA, A.C.C. |
SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS (SDOS): ENSINO DE OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA COM ARRIMO NO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO NA VISUALIZAÇÃO | ALVES, F.R.V. |
SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO AMPARADA COM O GEOGEBRA | LIMA, M.L.O.; AZEVEDO, I.F. ; ALVES, F.R.V. |
SOBRE A QUESTÃO DA ESCOLA SOCIALISTA: UMA APROXIMAÇÃO AOS ESTUDOS DE KRUPSKAYA | STEDILE, A.M.A. ; FEITOSA, V.A.O. ; BARROSO, M.C.S. |
TEACHING RECURRENT SEQUENCES IN BRAZIL USING HISTORICAL FACTS AND GRAPHICAL ILLUSTRATIONS: AN EXAMPLE OF SCIENTIFIC COOPERATION BRAZIL X PORTUGAL | ALVES, F.R.V. ; CATARINO, P.M.M.C.; VIEIRA, R.P.M ;MANGUEIRA, M.C.S. |
TEACHING RECURRENT SEQUENCES IN BRAZIL USING HISTORICAL FACTS AND GRAPHICAL ILLUSTRATIONSACCI: EXAMPLE OF SCIENTIFIC COOPERATION BRAZIL X PORTUGAL | ALVES, F.R.V ; CATARINO, P.M.M.C.; VIEIRA, R.P.M ;MANGUEIRA, M.C.S. |
TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICA GAMIFICADA: UM DELINEAMENTO PORMENORIZADO NO ENSINO DA SEQUÊNCIA DE PADOVAN | DA COSTA, D.F. ; VIEIRA, R.P.M ; ALVES, F.R.V ; CASTRO, J.B. ; SALES, G.L. |
THE HYBRID NUMBERS OF PADOVAN AND SOME IDENTITIES | MANGUEIRA, M.C.S. ; VIEIRA, R.P.M ; ALVES, F.R.V ; CATARINO, P.M.M.C. |
THE NEWTON FRACTAL´S LEONARDO SEQUENCE STUDY WITH THE GOOGLE COLAB | ALVES, F.R.V. ; VIEIRA, R.P.M. |
THE (S, T)-PADOVAN QUATERNIONS MATRIX SEQUENCE | VIEIRA, R.P.M. |
UM ENGENHARIA DIDÁTICA ED: ANÁLISES PRELIMINARES E A PRIORI PARA A NOÇÃO DOS QUATERNIONS DE FIBONACCI | ALVES, F.R.V. ; VIEIRA, R.P.M. ; CATARINO, P.M.M.C |
UM ESTUDO SOBRE O CAPÍTULO XXV DA DE DIVINA PROPORTIONE (1509) DE LUCA PACIOLI (1447-1517) | DA SILVA, A.S. ; PEREIRA, A.C.C. |
UMA ANÁLISE DAS CATEGORIAS DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS NOS PERIÓDICOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS | MACEDO, A.A.; ALVES, F.R.V. ; BARROSO, M.C.S. |
UMA ENGENHARIA DIDÁTICA APLICADA A OBMEP: SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA | DA SILVA, J.G.A. ; ALVES, F.R.V ; MENEZES, B.D |
UMA ENGENHARIA DIDÁTICA (ED) APLICADA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS (OBMEP): SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS (SDO) PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA | DA SILVA, J.G.A. ; ALVES, F.R.V ; MENEZES, B.D. |
UMA ENGENHARIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO DA GENERALIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DE PADOVAN: UMA EXPERIÊNCIA NUM CURSO DE LICENCIATURA | VIEIRA, R.P.M ; ALVES, F.R.V ; CATARINO, P.M.M.C. |
UMA EXTENSÃO DOS OCTÔNIOS DE PADOVAN PARA INTEIROS NÃO POSITIVOS | VIEIRA, R.P.M ; ALVES, F.R.V ; CATARINO, P.M.M.C. |
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM O INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO PARA O NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM FOCO NA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS | OLIVEIRA, F.W.S. |
UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA, EPISTEMOLÓGICA E MATEMÁTICA SOBRE A NOÇÃO DE SEQUÊNCIA RECORRENTE COM O AMPARO DE UMA ENGENHARIA (DIDÁTICA) DE FORMAÇÃO | ALVES, F.R.V ; CATARINO, P.M.M.C. ; BORGES, A.M.F.V.R. |
UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA SOBRE SEQUÊNCIAS RECORRENTES DE 2ª ORDEM | ALVES, F.R.V ; CATARINO, P.M.M.C. |
USO DE MEMES EM AULAS DE PORTUGUÊS: UM OLHAR VOLTADO À INOVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS | LOPES, L.F.O. |
USO DO SOFTWARE AVOGADRO NO ENSINO DE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE) | FIRMINO, E.S. ; SAMPAIO, C.G. ; NOJOSA, A.C.B. ; GUERRA, M.H.F.S. |
UTILIZAÇÃO DO ENFOQUE CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ABORDAGEM DINÂMICA E LÚDICA NUMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL | VASCONCELOS, F.V. ; PONTES, M.M. ; FEITOSA, R.A. |
VISUALIZING-THE-NEWTONS-FRACTAL-FROM-THE-RECURRING-LINEAR-SEQUENCE-WITH-GOOGLE-COLAB-AN-EXAMPLE-OF-BRAZIL-X-PORTUGAL-RESEARCH | ALVES, F.R.V ; VIEIRA, R.P.M ; CATARINO, P.M.M.C. |