Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

IFCE

Artigos

2021

Título da ProduçãoAutor(es)
A ATIVIDADE DOCENTE NA PERSPECTIVA DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA PROFISSIONAL PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSORFONTENELE, F; ALVES, F.R.V. 
A BALHESTILHA (1603) COMO UM INSTRUMENTO MATEMÁTICO PARA O ESTUDO DE MEDIDAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAMESQUITA, A.I.S.; PEREIRA, A.C.C.
A GENERALIZAÇÃO DA FORMA MATRICIAL E QUATERNIONS DA SEQUÊNCIA DE MERSENNEMANGUEIRA, M.C.S.; ALVES, F.R.V.
A GENERALIZAÇÃO DOS QUATÉRNIOS DE NARAYANAVIEIRA, R.P.M.;  ALVES, F.R.V 
A INSERÇÃO DE TEXTOS ORIGINAIS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA A PARTIR DE UM PROBLEMA DO DOCUMENTO SEA ISLAND MATHEMATICAL MANUALPONTES, L.M.; BATISTA, A.N.S.;  PEREIRA, A.C.C.
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA POR MEIO DO GEOGEBRA COMO SUPORTE AO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICASOUSA, R.T.;  ALVES, F.R.V 
A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO ALIADA ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRASBARBOSA, F.E.; PONTES, M.M.; CASTRO, J.B.
APERÇU SUR L’APPRENTISSAGE ET L’ACTIVITE DU PROFESSEUR DE MATHEMATIQUE: AN POINT DE VUE DERIVE DE LA DIDACTIQUE PROFESSIONNELLES (DP)ALVES, F.R.V. 
CONTRIBUIÇÕES DA OBRA LITERÁRIA ESTRELA VERMELHA PARA O ENSINO DE CIÊNCIASFEITOSA, R. F.
DDD SITUAÇÃO DIDÁTICA OLÍMPICA (SDO): APLICAÇÕES DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE OLIMPÍADASALVES, F.R.V
DIDACTIQUE PROFESSIONNELLE (DIDAPROF): SUR L´APPRENTISSAGE DU PROFESSEUR DE MATHÉMATIQUE DANS L´ACTIVITÉALVES, F.R.V
ENGENHARIA DIDÁTICA E UMA INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE HIBRIDIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DE FIBONACCIVIEIRA, R.P.M.; MANGUEIRA, M. C.S.; ALVES, F. R.V.; CATARINO, P. M.M.C.
EXPLORANDO AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS NO ANTIGO EGITO POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICASANTOS, A.G.; FREIRE, D.F.; PEREIRA, A.C.C.
O CONTRATO DIDÁTICO NO ENSINO REMOTO: UMA APLICAÇÃO NA AULA DE GEOMETRIACIDRÃO, G.G.; AZEVEDO, I.F.; ALVES, F.R.V.
O ENSINO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DO PHET COLORADO E DA ENGENHARIA DIDÁTICAVIEIRA, R.P.M.; ALVES, F.R.V; CATARINO, P.M.M.C.
PROJETO SÓ O BÁSICO-: ENSINANDO OPERAÇÕES BÁSICAS COM FRAÇÕES EM TEMPOS DE PANDEMIAMIRANDA, R.R.; ROCHA, S.S.; PEREIRA, A.C.C
PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS ENVOLVENDO A INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E O ENSINO DE MATEMÁTICAALVES, V.B.; ALBUQUERQUE, S.M.; OLIVEIRA, F.W.S.; FEITOSA, R.A.; PEREIRA, A.C.C.
SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS (SDO): UMA APLICAÇÃO DE PROBLEMAS OLÍMPICOS (PO) À LUZ DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS (TSD) COM APOIO DO SOFTWARE GEOGEBRASILVA, J.G.A.; ALVES, F.R.V.; MENEZES, D.B.
TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE VOLUME POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE MEET E O SOFTWARE GEOGEBRASOUSA, R.C.; SILVA, J.G.A; ALVES, F.R.V.; FONTENELE, F.C.F.; MENEZES, D.B.
THE ORESME SEQUENCE: THE GENERALIZATION OF ITS MATRIX FORM AND ITS HYBRIDIZATION PROCESSMANGUEIRA, M.C.S.; VIEIRA, R.P.M.; ALVES, F.R.V.; CATARINO, P.M.M.C.
TRANSPOSITION DIDACTIQUE ET LA TRANSPOSITION PROFESSIONNELLE: UNE DISCUSSION SUR LA NOTION DE COMPÉTENCE DU PROFESSEUR DE MATHÉMATIQUESALVES, F.R.V.
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE PESQUISAS NA INTERFACE CIÊNCIA E ARTEFEITOSA, R. A

 2020

Título da ProduçãoAutor(es)
A ARITMÉTICA DE LOCALIZAÇÃO DE JOHN NAPIER PARA A MULTIPLICAÇÃOALMEIDA, J.P.; PEREIRA, A.C.C.
A ATIVIDADE DOCENTE NA PERSPECTIVA DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICAFONTENELE, F.C.F.; ALVES, F.R.V.
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO DO PEDAGOGO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS SABERES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ESTATÍSTICAPONTES, M.M.; CASTRO, J.B.
A DIDÁTICA PROFISSIONAL: AMBIENTE DE FORMAÇÃO E AMBIENTE DE TRABALHOMENDES, H.L.S.; ALVES, F.R.V.; SANTOS, M.J.C.
A DIDÁTICA PROFISSIONAL ARTICULADA À TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO BRASIL: O CASO DE UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA DIRECIONADA AO SPAECECAMILO, A.M.S.; ALVES, F.R.V.; FONTENELE, F.C.F.
A DIDÁTICA PROFISSIONAL (DP): IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O ENSINO DE DISCIPLINAS ESPECÍFICAS NO BRASILALVES, F.R.V.
A EDUCAÇÃO BRASILEIRA À LUZ DA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DE ANTONIO MAKARENKOFRAZÃO, S.S.; BARROSO, M.C.S.
A ENGENHARIA DIDÁTICA ARTICULADA À TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL: PROBLEMAS DIRECIONADOS AO SPAECE COM O SUPORTE DO SOFTWARE GEOGEBRACAMILO, A.M.S.; ALVES, F.R.V.; FONTENELE, F.C.F.
A FÍSICA NA RESSONÂNCIA MAGNÉTICABASTOS, J.C.F.; SALES, G.L.; COSTA, D.F.
A FORMA MATRICIAL DOS NÚMEROS DE LEONARDOVIEIRA, R.P.M.;  MANGUEIRA, M.C.S.; ALVES, F.R.V.; CATARINO, P.M.M.C.
A GENERALIZAÇÃO DA FORMA MATRICIAL DA SEQUÊNCIA DE PERRINMANGUEIRA, M. C. S.; VIEIRA, R. P. M. ; ALVES, F. R. V. ; CATARINO, P. M. M. C.
A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIOSANTOS, A.G.; PEREIRA, A.C.C.
A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO ALIADA ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRASBARBOSA, F.E.; PONTES, M.M.; CASTRO, J.B.
A VERTENTE FRANCESA DA DIDÁTICA PROFISSIONAL (DP) E O ENSINOALVES, F.R.V.
ABORDAGEM DA TEMÁTICA AGROTÓXICO NO ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA CTS/CTSA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICOSAMPAIO, C. G.; SILVA, F.T.C.; BARROSO, M.C.S.; BENIGNO. A.P.A.
ALGUNS ASPECTOS CONTEXTUAIS DA RÉGUA E DO ESQUADRO DE CARPINTEIRO NO TRATADO A BOOKE NAMED TECTONICON (1556) DE LEONARD DIGGESPAULINO, S.S.; FILHO, C.F.A.; PEREIRA, A.C.C.
APLICAÇÕES DAS FORMAS GEOMÉTRICAS NA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM – CE.SANTIAGO, P.V.S.; ALVES, F.R.V.
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SILVA, K.A.G.; ESTEVES, A.K.; DUTRA, C.M.V.O.; ALMEIDA, A.C.; SILVA, F.S.
APRENDIZAGEM DOCENTE E DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO CONTEXTO DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE O GEOGEBRA COMO RECURSO PARA O ENSINO DE FUNÇÕESGONCALVES, B.M.V.; LIMA, F.J.
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADEGIFFONI, J.S.; BARROSO, M.C.S.; SAMPAIO, C.G.
ARITMÉTICA E OBJETOS MANIPULÁVEIS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALFRAZÃO, S.S.; BARROSO, M.C.S.
AS CONTRIBUIÇÕES DA RÉGUA DE CÁLCULO LINEAR NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES E DAS PRÁTICAS DOCENTESSANTOS, A.G.; OLIVEIRA, A.N.; PEREIRA, A.C.C.
AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES COMO ESTRATÉGIA PARA EXPLORAR AS RELAÇÕES QUATERNÁRIAS DO CAMPO MULTIPLICATIVO EM UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL GAMIFICADOCASTRO, J.B.; MEDEIROS, M.D.; SOUZA, M.F.C.; FEITAS, F.Y.M.; SOUSA, J.S.; RUFINO, L.L.M.
AS TIC COMO APOIO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES E INCLUSÃO DE ALUNOSLIMA, C.M.R.; BARROSO, M.C.S. 
ASPECTOS DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS APLICADA AO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA REFERENTE A PROBLEMAS DAS OLÍMPIADAS DE MATEMÁTICA COM AMPARO DO SOFTWARE GEOGEBRA.SILVA, J.G.A.; ALVES, F.R.V.A.; MENEZES, D.B.
ASPECTOS SOBRE A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS (TSD) APLICADAS AO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL REFERENTES AS QUESTÕES DO ENEM COM O AMPARO DO SOFTWARE GEOGEBRASOUSA, R.C.; ALVES, F.R.V.; FONTENELE, F.C.F.
AUTO-ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DO TRABALHO EM KRUPSKAYA E PISTRAK: ANÁLISE INICIAL SOBRE A AUTOGESTÃO ESTUDANTIL A PARTIR DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA SOVIÉTICA.PRACIANO, J.B.A.; FEITOSA, R.A.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TRANSFORMAÇÕES NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E TECNOLOGIASBARROSO, M.C.S.; PEREIRA, R.F.; FILHO, A.P.A.S.; SILVA, E.V.A.; SANTOS, J.P.G.; HOLANDA, F.H.O.
BIOCATALISADORES VEGETAIS NA REDUÇÃO DE ACETOFENONAS PRÓ-QUIRAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A QUÍMICA VERDESAMPAIO, V.H.G.; ASSUNÇÃO, J.C.C.; DANTAS, C.R.A.A.; FERREIRA, D.A.; BASTOS, A.K.P.; SAMPAIO, C.G.
BIODIESEL COMO TEMA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM QUÍMICA: UMA BREVE REVISÃO NA REVISTA QUÍMICA NOVAVASCONCELOS, A.K.P.; SOUZA, C.B.A.; SMAPAIO, C.G.; BARROSO, M.C.S.
BIVARIATE MERSENNE POLYNOMIALS AND MATRICESALVES, F.R.V.
BRAHMAGUPTA E ALGUNS ELEMENTOS HISTÓRICOS DA MATEMÁTICA HINDUALVES, F.R.V.
CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE VIDEOAULAS COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICASILVA, L.L.; JUNIOR, V.B.S.; DIAS, M.A.
CONSTRUÇÕES DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E SUA CONEXÃO A ENGENHARIA DIDÁTICA COM A UTILIZAçãO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO SPAECEFERNANDES,C.; ALVES, F.R.V.; SOUZA, M.J.A. 
CONSTRUÇÃO DA FORMA MATRICIAL DE SEQUÊNCIAS LINEARES E RECORRENTES: UM ESTUDO DA MATRIZ GERADORAVIEIRA, R.P.M.; ALVES, F.R.V.; CATARINO, P.M.M.C.; RODRIGUES, A.M.F.B.V.
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIAFEITOSA, R.A.; DIAS, A.M.I.; SOUSA, E.T.; FERREIRA, Y.B.
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO CEARÁ, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESALVES, R.F.V.
DESEMPENHO, REPRESENTAÇÕES E ESTRATÉGIAS DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES DE COMBINATÓRIASOUZA, D.C.; CASTRO, J.B.; BARRETO, A.L.O.
DIDACTICAL ENGINEERING OF THE SECOND GENERATION: A PROPOSAL OF THE DESIGN AND A TEACHING RESOURCE WITH THE SUPPORT OF THE GEOGEBRA SOFTWARE IN BRAZILALVES, F.R.V.; SOUSA, R.C.; FONTENELE, F.C.F.
DIDACTIQUE PROFESSIONELLE (DIDAPROF): REPERCUSSÃO PARA A PESQUISA EM TORNO DA ATIVIDADE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICAALVES, F.R.V
DIDÁTICA PROFISSIONAL (DP) E A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (DCEM): UMA PERSPECTIVA DE COMPLEMENTARIDADE E IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DO PROFESSORALVES, F.R.V
EL USO DE SOFTWARES PARA IDENTIFICAR PLAGIO EN TEXTOS ACADÉMICOS Y EDUCACIONALES PEZUK, J.A.; DINIZ, S.N.; PEREIRA, R.M.; GONÇALVES, I.D.; COSTA, N.M.L.; DIAS, M.A.
ELEMENTOS CONTEXTUAIS DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES A PARTIR DO TRATADO DE NAVEGAÇÃO DE ARTE ATQUE RATIONE NAVIGANDIOLIVEIRA, F.W.S.; PEREIRA, A.C.C.
ENGENHARIA DIDÁTICA ED: ANÁLISES PRELIMINARES E A PRIORI PARA A EQUAÇÃO DIFERENCIAL ORDINÁRIA DE CLAIREAUT.ALVES, F.R.V
ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO (EDF): UMA PROPOSTA DE SITUAÇÃO DIDÁTICA DO ENEM COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASILSOUSA, R.C.S.; ALVES, F.R.V.; FONTENELE, F.C.F.
ENGENHARIA DIDÁTICA DE PRIMEIRA GERAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: GENERALIZAÇÃO E EXTENSÃO DA SEQUÊNCIA DE FIBONACCI OLIVEIRA, R.R.; ANDRADE, M.H.; ALVES, F.R.V.
ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SISTEMA PRISIONALDE OLIVEIRA, R.R. ; ALVES, E.A. ; ALVES, F.R.V.
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL: IMPLICAÇÕES DA VERTENTE FRANCESA DA DIDÁTICA PROFISSIONAL (DP) E A NOÇÃO DE COMPETÊNCIAALVES, F.R.V
EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO: ALTERNATIVA PEDAGÓGICA NO ENSINO DAS LEIS DE NEWTONALEXANDRE, N.P. ; ROMEU, M.C. ; ALMEIDA, A.C.F.
EXPLORANDO AS SITUAÇÕES DE MEDIÇÃO DE COMPRIMENTO, ALTURA E LARGURA COM O USO DO BÁCULO DE PETRUS RAMUSDA SILVA, F.H.B. ; PEREIRA, A.C.C.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATUANTES COMO EDUCADORES AMBIENTAIS: REFLEXÕES MEDIANTE A VERTENTE CRÍTICABRITO, M.S. ; FEITOSA, R.A.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: OS DESVIOS CORRENTES DA PROFISSÃO NA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITALLUZ, G.F.C. ; BARROSO, M.C.S. ; HOLANDA, F.H.O.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE TIRINHAS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEMDA COSTA, D.F. ; LIRA, A.S. ; DA SILVA, J.B., CASTRO, J.
FUNÇÕES GERADORAS DOS NÚMEROS POLIGONAIS E DOS NÚMEROS HIPERTETRAÉDRICOS K-DIMENSIONAISALVES, F.R.V.
GAMIFICAÇÃO DE UM PERCURSO METODOLÓGICO: O CONTRIBUTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ELETROSTÁTICADA COSTA, D.F. ; SALES, G.L. ; FILHO, M.C.C. ; CASTRO, J.B.
GAMIFICATION OF A METHODOLOGICAL PATH: THE CONTRIBUTION OF LEARNING OBJECTS IN ELECTROSTATIC TEACHINGDA COSTA, D.F. ; SALES, G.L. ; FILHO, M.C.C. ; CASTRO, J.B.
HIBRIDIZAÇÃO DOS NÚMEROS TRIANGULARES: UMA ANÁLISE PRELIMINAR E A PRIORI E A VISUALIZAÇÃO POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRABARROS,F.E. ;  ALVES, F.R.V. ; MANGUEIRA, M.C.S. ; VIEIRA, R.P.M.
HISTÓRIA DA QUÍMICA: UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE A PILHA DE ALESSANDRO VOLTADOS SANTOS, M.R. ; BARROSO, MC.S. ; HOLANDA, F.H.O ; SAMPAIO, C.G.
IMPLICAÇÕES DA DIDÁTICA PROFISSIONAL PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICADE SOUSA, R.C. ; ALVES, F.R.V. ;  FONTENELE, F.C.C.
INDÍCIOS DO COSTUME DE SE DIVIDIR A CIRCUNFERÊNCIA EM SEUS 360 GRAUS A QUE PEDRO NUNES SE REFERE AO DESCREVER OS PROCEDIMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DO JACENTE NO PLANOOLIVEIRA, F.W.S. ; PEREIRA, A.C.C.
INOVAÇÃO METODOLÓGICA NO ENSINO: UM RECORTE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UM INSTITUTO FEDERALDE ALMEIDA, A.C.F. ; LOPES, L.F.O, ; BRAGA, C.B.
INTERFACES ENTRE HISTÓRIA DE MATEMÁTICAS Y ENSEÑANZA A TRAVÉS DE ANTIGUOS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS: UNA EXPERIENCIA EN LA INVESTIGACIÓN ACADÉMICAPEREIRA, A.C.C.
INTERLOCUÇÕES FORMATIVAS NO CONTEXTO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE OS COMPONENTES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTELIMA, F.J. ; DA SILVA, P.A.
INTERPRETAÇÃO COMBINATÓRIA E PROPRIEDADES DOS NÚMEROS DE NARAYANA BEZERRA, F.H.C. ; ALVES, F.R.V.
JOGOS DE RPG: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA AULAS DE MATEMÁTICADE SOUSA, R.T.
METODOLOGIAS ATIVAS, COM FOCO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEMNASCIMENTO,, J.L. ; FEITOSA, R.A.
MOISEY MIKHAYLOVICH PISTRAK: PEDAGOGIA RUSSA, EDUCAÇÃO E REVOLUÇÃOBARROSO, M.C.S. ; PEREIRA, R.F. ; FILHO, A.P.A.S. ; SANTOS, M.F. ; MARTINS, P.I. ; HOLANDA, F.H.O.
MOSTRA CIENTÍFICA: CAMINHO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARACANAÚCABRAL, A.M.O. ; BARROSO, M.C.S.
NEW PUBLIC POLICY FOR TEACHER TRAINING IN BRAZIL: VINCENT VAN GOGH AS AN INSPIRATION FOR THE ACTION OF THE PEDAGOGICAL RESIDENCY PROGRAM?FEITOSA, R.A.
NOÇÃO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA NA TRANSIÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO SUPERIORRIBEIRO, M.S.N. ; DIAS, M.A. ; FIGUEIREDO, H.R.S.
NÚMEROS HÍBRIDOS DE FIBONACCI E PELLMANGUEIRA, M.C.S. ; ALVES, F.R.V.
NÚMEROS HÍBRIDOS DE MERSENNEMANGUEIRA, M.C.S. ; ALVES, F.R.V. ; CATARINO, P.M.C.
O COORDENADOR PEDAGÓGICO ENQUANTO ARTICULADOR DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DOS DOCUMENTOS LEGAIS ÀS PRÁTICAS EDUCATIVASPARENTE, D.P.; GUEDES, A.F.S.; MOREIRA, H.B.C. ; ALVES, F.R.V.
O ENREDO HISTÓRICO E A ATUAL SITUAÇÃO JURÍDICA DO HOMESCHOOLING NO BRASILDE OLIVEIRA, R.R. ; DE OLIVEIRA, D.R.R. ; ALVES, F.R.V.
O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS POR MEIO DOS NÚMEROS TRIANGULARES UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICAMASSENO, T.C.S. ; PEREIRA, A.C.C.
O ESTUDO DAS OPERAÇÕES COM FRAÇÕES POR MEIO QUADRINHOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICAMIRANDA, R.R. ; ROCHA, S.S. ; PEREIRA, A.C.C.
O O BÁCULO DE PETRUS RAMUS E SEU USO PARA MEDIÇÃO DE PROFUNDIDADEDA SILVA, F.H.B. ; PEREIRA, A.C.C.
O O LEGADO DE PETRUS RAMUS E O TRATADO VIA REGIA AD GEOMETRIAMDA SILVA, F.H.B. ; PEREIRA, A.C.C.
O PERCURSO INVESTIGATIVO ACERCA DA ENGENHARIA DIDÁTICA DE DESENVOLVIMENTO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIROCIDRAO, G.G. ; ALVES, F.R.V.
O PROCEDIMENTO DE CONSTRUÇÃO DAS VARETAS DO PROMPTUARIO DE JOHN NAPIER (1550-1617)RIBEIRO, P.H.S. ;CAVALCANTE, D.S.; PEREIRA, A.C.P.
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NUMA PERSPECTIVA COLETIVA.COSTA, A.G.S. ; ALMEIDA, A.C.F.
OBJETOS DE APRENDIZAGEM QUE ABORDAM O PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE SEQUÊNCIAS E PADRÕESAZEVEDO, I.F. ; SILVA, M.A. ; ALVES, F.R.V.
OS NÚMEROS GAUSSIANOS DE FIBONACCI E RELAÇÕES RECORRENTES BIDIMENSIONAISDE OLIVEIRA, R.R. ; ALVES, F.R.V.
PADOVAN SEQUENCE GENERALIZATION – A STUDY OF MATRIX AND GENERATING FUNCTIONVIEIRA, R.P.M. ; ALVES, F.R.V. ; CATARINO, P.M.M.C.
PARCOURS DÉTUDE ET DE RECHERCHE : UNE ÉTUDE SUR LES CHEMINS MINIMAUXIGNACIO, R.S. ; BOSCH, M. ; DIAS, M.A.
POSSIBILIDADES DE (RE)ELABORAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PIBID: : USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICALIMA, F.J. ; GONCALVES, B.M.V.
POTENCIALIDADES DO USO DE OFICINAS NO ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UMA ESTRATÉGIA PARA AULAS INICIANDO POR PRÁTICAS EXPERIMENTAISMOURAO, M.F. ; DA SILVA, J.B., SALES, G.L.
PROFESSORES INOVADORES: MUDANÇAS DE PARADIGMAS A PARTIR DAS NECESSIDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOSALMEIDA, A.C.F. ; LOPES, L.F.O. ; BRAGA, C.B.
PROJETO PENSAR, CONECTAR E FAZER: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A APRENDIZAGEM DA PROPORCIONALIDADECASTRO, J.B. ; FILHO, J.A.C.
QUADRILÁTEROS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONSTRUÍDA COM RECURSOS DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICASPOLLI, C.T.S. ; FIGUEIREDO, H.R.S. ; DIAS, M.A.
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIROPEREIRA, R.F. BARROSO, M.C.S.
QUÍMICA COM SINAIS: O ENSINO VISUAL DA QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DE WEBSITEFERREIRA, L.M.V.L. ; BARROSO, M.C.S. . SAMPAIO, C.G.
RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA: ESTRATÉGIA NA PREVENÇÃO DO USO DE DROGASNETO, J.S. ; FEITOSA, R.A. ; CERQUEIRA, G.S.
RELAÇÕES RECORRENTES BIDIMENSIONAIS E TRIDIMENSIONAIS DE NARAYANABEZERRA, F.H.C. ; ALVES, F.R.V. ; VIEIRA, R.P.M
SCIENCE IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEWPRACIANO, J.B.A. ; FEITOSA, R.A.
SENO, COSSENO E TANGENTE: UMA ATIVIDADE COM OS CÍRCULOS DE PROPORÇÃO DE WILLIAM OUGHTRED (1633) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAALVES, V.B. ; PEREIRA, A.C.C.
SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS (SDOS): ENSINO DE OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA COM ARRIMO NO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO NA VISUALIZAÇÃOALVES, F.R.V.
SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO AMPARADA COM O GEOGEBRALIMA, M.L.O.; AZEVEDO, I.F. ; ALVES, F.R.V.
SOBRE A QUESTÃO DA ESCOLA SOCIALISTA: UMA APROXIMAÇÃO AOS ESTUDOS DE KRUPSKAYASTEDILE, A.M.A. ; FEITOSA, V.A.O. ; BARROSO, M.C.S.
TEACHING RECURRENT SEQUENCES IN BRAZIL USING HISTORICAL FACTS AND GRAPHICAL ILLUSTRATIONS: AN EXAMPLE OF SCIENTIFIC COOPERATION BRAZIL X PORTUGALALVES, F.R.V. ; CATARINO, P.M.M.C.; VIEIRA, R.P.M ;MANGUEIRA, M.C.S.
TEACHING RECURRENT SEQUENCES IN BRAZIL USING HISTORICAL FACTS AND GRAPHICAL ILLUSTRATIONSACCI: EXAMPLE OF SCIENTIFIC COOPERATION BRAZIL X PORTUGAL ALVES, F.R.V ; CATARINO, P.M.M.C.; VIEIRA, R.P.M ;MANGUEIRA, M.C.S.
TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICA GAMIFICADA: UM DELINEAMENTO PORMENORIZADO NO ENSINO DA SEQUÊNCIA DE PADOVANDA COSTA, D.F. ; VIEIRA, R.P.M ; ALVES, F.R.V ; CASTRO, J.B. ; SALES, G.L.
THE HYBRID NUMBERS OF PADOVAN AND SOME IDENTITIESMANGUEIRA, M.C.S. ; VIEIRA, R.P.M ; ALVES, F.R.V ; CATARINO, P.M.M.C.
THE NEWTON FRACTAL´S LEONARDO SEQUENCE STUDY WITH THE GOOGLE COLABALVES, F.R.V. ; VIEIRA, R.P.M.
THE (S, T)-PADOVAN QUATERNIONS MATRIX SEQUENCEVIEIRA, R.P.M.
UM ENGENHARIA DIDÁTICA ED: ANÁLISES PRELIMINARES E A PRIORI PARA A NOÇÃO DOS QUATERNIONS DE FIBONACCIALVES, F.R.V. ; VIEIRA, R.P.M. ;  CATARINO, P.M.M.C
UM ESTUDO SOBRE O CAPÍTULO XXV DA DE DIVINA PROPORTIONE (1509) DE LUCA PACIOLI (1447-1517)DA SILVA, A.S. ; PEREIRA, A.C.C.
UMA ANÁLISE DAS CATEGORIAS DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS NOS PERIÓDICOS DE ENSINO DE CIÊNCIASMACEDO, A.A.; ALVES, F.R.V. ; BARROSO, M.C.S.
UMA ENGENHARIA DIDÁTICA APLICADA A OBMEP: SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANADA SILVA, J.G.A. ; ALVES, F.R.V ; MENEZES, B.D
UMA ENGENHARIA DIDÁTICA (ED) APLICADA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS (OBMEP): SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS (SDO) PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANADA SILVA, J.G.A. ; ALVES, F.R.V ; MENEZES, B.D.
UMA ENGENHARIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO DA GENERALIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DE PADOVAN: UMA EXPERIÊNCIA NUM CURSO DE LICENCIATURAVIEIRA, R.P.M ; ALVES, F.R.V ; CATARINO, P.M.M.C.
UMA EXTENSÃO DOS OCTÔNIOS DE PADOVAN PARA INTEIROS NÃO POSITIVOSVIEIRA, R.P.M ; ALVES, F.R.V ; CATARINO, P.M.M.C.
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM O INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO PARA O NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM FOCO NA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOSOLIVEIRA, F.W.S.
UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA, EPISTEMOLÓGICA E MATEMÁTICA SOBRE A NOÇÃO DE SEQUÊNCIA RECORRENTE COM O AMPARO DE UMA ENGENHARIA (DIDÁTICA) DE FORMAÇÃOALVES, F.R.V ; CATARINO, P.M.M.C. ; BORGES, A.M.F.V.R.
UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA SOBRE SEQUÊNCIAS RECORRENTES DE 2ª ORDEMALVES, F.R.V ; CATARINO, P.M.M.C.
USO DE MEMES EM AULAS DE PORTUGUÊS: UM OLHAR VOLTADO À INOVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOSLOPES, L.F.O.
USO DO SOFTWARE AVOGADRO NO ENSINO DE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE)FIRMINO, E.S. ; SAMPAIO, C.G. ; NOJOSA, A.C.B. ; GUERRA, M.H.F.S.
UTILIZAÇÃO DO ENFOQUE CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ABORDAGEM DINÂMICA E LÚDICA NUMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO FUNDAMENTALVASCONCELOS, F.V. ; PONTES, M.M. ; FEITOSA, R.A.
VISUALIZING-THE-NEWTONS-FRACTAL-FROM-THE-RECURRING-LINEAR-SEQUENCE-WITH-GOOGLE-COLAB-AN-EXAMPLE-OF-BRAZIL-X-PORTUGAL-RESEARCHALVES, F.R.V ; VIEIRA, R.P.M ; CATARINO, P.M.M.C.
bitcoin 200 eprex 8482 die offizielle website 2025 12304 meistaktuell 12305 sch pfen sie das potenzial des por que escolher um broker de op es bin rias que aceita bitcoin vantagens e benef cios immediate fortune review a comprehensive look at the trading platform serendipity paragon platform review serendipity paragon scam serendipity paragon mas explain immediate 04 mobic app tamil exploring the advanced features of immediate 04 mobic tamil trade elians 7 2 ai platform review special promo for 2025 revolutionizing trading escolha a melhor corretora para operar forex um guia completo para investidores brasileiros op es bin rias bitcoin um guia completo para iniciantes e experientes descubra os melhores brokers de op es bin rias para criptomoedas uma guia completa serendipity paragon review 8482 the official amp updated website 2025 the future of smart trading trade elians 7 2 ai platform trade elians 7 2 ai scam ai powered risk management protect immediate renova scam or legit check the all facts immediate renova official website teaches immediate 05 atarax plattform gt ein genauer blick auf die handelsplattform the nature of property in cryptoassets quotex confi vel an lise detalhada da plataforma de op es bin rias rivalo casino an lise exaustiva da melhor plataforma de op es bin rias para jogadores brasileiros op es bin rias forex e bitcoin entenda como funciona e como ganhar dinheiro com seguran a enigma pro ai offizielle website ein blick auf die innovative handelsplattform bitcoin 100 max air platform bitcoin 100 max air scam unlock financial freedom with bitcoin desvendando o mito op es bin rias n o s o apostas s o uma forma de investimento inteligente
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish