Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

IFCE

Artigos

2021

Título da ProduçãoAutor(es)
A ATIVIDADE DOCENTE NA PERSPECTIVA DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA PROFISSIONAL PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSORFONTENELE, F; ALVES, F.R.V. 
A BALHESTILHA (1603) COMO UM INSTRUMENTO MATEMÁTICO PARA O ESTUDO DE MEDIDAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAMESQUITA, A.I.S.; PEREIRA, A.C.C.
A GENERALIZAÇÃO DA FORMA MATRICIAL E QUATERNIONS DA SEQUÊNCIA DE MERSENNEMANGUEIRA, M.C.S.; ALVES, F.R.V.
A GENERALIZAÇÃO DOS QUATÉRNIOS DE NARAYANAVIEIRA, R.P.M.;  ALVES, F.R.V 
A INSERÇÃO DE TEXTOS ORIGINAIS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA A PARTIR DE UM PROBLEMA DO DOCUMENTO SEA ISLAND MATHEMATICAL MANUALPONTES, L.M.; BATISTA, A.N.S.;  PEREIRA, A.C.C.
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA POR MEIO DO GEOGEBRA COMO SUPORTE AO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICASOUSA, R.T.;  ALVES, F.R.V 
A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO ALIADA ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRASBARBOSA, F.E.; PONTES, M.M.; CASTRO, J.B.
APERÇU SUR L’APPRENTISSAGE ET L’ACTIVITE DU PROFESSEUR DE MATHEMATIQUE: AN POINT DE VUE DERIVE DE LA DIDACTIQUE PROFESSIONNELLES (DP)ALVES, F.R.V. 
CONTRIBUIÇÕES DA OBRA LITERÁRIA ESTRELA VERMELHA PARA O ENSINO DE CIÊNCIASFEITOSA, R. F.
DDD SITUAÇÃO DIDÁTICA OLÍMPICA (SDO): APLICAÇÕES DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE OLIMPÍADASALVES, F.R.V
DIDACTIQUE PROFESSIONNELLE (DIDAPROF): SUR L´APPRENTISSAGE DU PROFESSEUR DE MATHÉMATIQUE DANS L´ACTIVITÉALVES, F.R.V
ENGENHARIA DIDÁTICA E UMA INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE HIBRIDIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DE FIBONACCIVIEIRA, R.P.M.; MANGUEIRA, M. C.S.; ALVES, F. R.V.; CATARINO, P. M.M.C.
EXPLORANDO AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS NO ANTIGO EGITO POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICASANTOS, A.G.; FREIRE, D.F.; PEREIRA, A.C.C.
O CONTRATO DIDÁTICO NO ENSINO REMOTO: UMA APLICAÇÃO NA AULA DE GEOMETRIACIDRÃO, G.G.; AZEVEDO, I.F.; ALVES, F.R.V.
O ENSINO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DO PHET COLORADO E DA ENGENHARIA DIDÁTICAVIEIRA, R.P.M.; ALVES, F.R.V; CATARINO, P.M.M.C.
PROJETO SÓ O BÁSICO-: ENSINANDO OPERAÇÕES BÁSICAS COM FRAÇÕES EM TEMPOS DE PANDEMIAMIRANDA, R.R.; ROCHA, S.S.; PEREIRA, A.C.C
PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS ENVOLVENDO A INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E O ENSINO DE MATEMÁTICAALVES, V.B.; ALBUQUERQUE, S.M.; OLIVEIRA, F.W.S.; FEITOSA, R.A.; PEREIRA, A.C.C.
SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS (SDO): UMA APLICAÇÃO DE PROBLEMAS OLÍMPICOS (PO) À LUZ DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS (TSD) COM APOIO DO SOFTWARE GEOGEBRASILVA, J.G.A.; ALVES, F.R.V.; MENEZES, D.B.
TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE VOLUME POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE MEET E O SOFTWARE GEOGEBRASOUSA, R.C.; SILVA, J.G.A; ALVES, F.R.V.; FONTENELE, F.C.F.; MENEZES, D.B.
THE ORESME SEQUENCE: THE GENERALIZATION OF ITS MATRIX FORM AND ITS HYBRIDIZATION PROCESSMANGUEIRA, M.C.S.; VIEIRA, R.P.M.; ALVES, F.R.V.; CATARINO, P.M.M.C.
TRANSPOSITION DIDACTIQUE ET LA TRANSPOSITION PROFESSIONNELLE: UNE DISCUSSION SUR LA NOTION DE COMPÉTENCE DU PROFESSEUR DE MATHÉMATIQUESALVES, F.R.V.
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE PESQUISAS NA INTERFACE CIÊNCIA E ARTEFEITOSA, R. A

 2020

Título da ProduçãoAutor(es)
A ARITMÉTICA DE LOCALIZAÇÃO DE JOHN NAPIER PARA A MULTIPLICAÇÃOALMEIDA, J.P.; PEREIRA, A.C.C.
A ATIVIDADE DOCENTE NA PERSPECTIVA DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICAFONTENELE, F.C.F.; ALVES, F.R.V.
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO DO PEDAGOGO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS SABERES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ESTATÍSTICAPONTES, M.M.; CASTRO, J.B.
A DIDÁTICA PROFISSIONAL: AMBIENTE DE FORMAÇÃO E AMBIENTE DE TRABALHOMENDES, H.L.S.; ALVES, F.R.V.; SANTOS, M.J.C.
A DIDÁTICA PROFISSIONAL ARTICULADA À TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO BRASIL: O CASO DE UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA DIRECIONADA AO SPAECECAMILO, A.M.S.; ALVES, F.R.V.; FONTENELE, F.C.F.
A DIDÁTICA PROFISSIONAL (DP): IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O ENSINO DE DISCIPLINAS ESPECÍFICAS NO BRASILALVES, F.R.V.
A EDUCAÇÃO BRASILEIRA À LUZ DA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DE ANTONIO MAKARENKOFRAZÃO, S.S.; BARROSO, M.C.S.
A ENGENHARIA DIDÁTICA ARTICULADA À TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL: PROBLEMAS DIRECIONADOS AO SPAECE COM O SUPORTE DO SOFTWARE GEOGEBRACAMILO, A.M.S.; ALVES, F.R.V.; FONTENELE, F.C.F.
A FÍSICA NA RESSONÂNCIA MAGNÉTICABASTOS, J.C.F.; SALES, G.L.; COSTA, D.F.
A FORMA MATRICIAL DOS NÚMEROS DE LEONARDOVIEIRA, R.P.M.;  MANGUEIRA, M.C.S.; ALVES, F.R.V.; CATARINO, P.M.M.C.
A GENERALIZAÇÃO DA FORMA MATRICIAL DA SEQUÊNCIA DE PERRINMANGUEIRA, M. C. S.; VIEIRA, R. P. M. ; ALVES, F. R. V. ; CATARINO, P. M. M. C.
A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIOSANTOS, A.G.; PEREIRA, A.C.C.
A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO ALIADA ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRASBARBOSA, F.E.; PONTES, M.M.; CASTRO, J.B.
A VERTENTE FRANCESA DA DIDÁTICA PROFISSIONAL (DP) E O ENSINOALVES, F.R.V.
ABORDAGEM DA TEMÁTICA AGROTÓXICO NO ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA CTS/CTSA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICOSAMPAIO, C. G.; SILVA, F.T.C.; BARROSO, M.C.S.; BENIGNO. A.P.A.
ALGUNS ASPECTOS CONTEXTUAIS DA RÉGUA E DO ESQUADRO DE CARPINTEIRO NO TRATADO A BOOKE NAMED TECTONICON (1556) DE LEONARD DIGGESPAULINO, S.S.; FILHO, C.F.A.; PEREIRA, A.C.C.
APLICAÇÕES DAS FORMAS GEOMÉTRICAS NA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM – CE.SANTIAGO, P.V.S.; ALVES, F.R.V.
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SILVA, K.A.G.; ESTEVES, A.K.; DUTRA, C.M.V.O.; ALMEIDA, A.C.; SILVA, F.S.
APRENDIZAGEM DOCENTE E DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO CONTEXTO DO PIBID: REFLEXÕES SOBRE O GEOGEBRA COMO RECURSO PARA O ENSINO DE FUNÇÕESGONCALVES, B.M.V.; LIMA, F.J.
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADEGIFFONI, J.S.; BARROSO, M.C.S.; SAMPAIO, C.G.
ARITMÉTICA E OBJETOS MANIPULÁVEIS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALFRAZÃO, S.S.; BARROSO, M.C.S.
AS CONTRIBUIÇÕES DA RÉGUA DE CÁLCULO LINEAR NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES E DAS PRÁTICAS DOCENTESSANTOS, A.G.; OLIVEIRA, A.N.; PEREIRA, A.C.C.
AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES COMO ESTRATÉGIA PARA EXPLORAR AS RELAÇÕES QUATERNÁRIAS DO CAMPO MULTIPLICATIVO EM UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL GAMIFICADOCASTRO, J.B.; MEDEIROS, M.D.; SOUZA, M.F.C.; FEITAS, F.Y.M.; SOUSA, J.S.; RUFINO, L.L.M.
AS TIC COMO APOIO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES E INCLUSÃO DE ALUNOSLIMA, C.M.R.; BARROSO, M.C.S. 
ASPECTOS DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS APLICADA AO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA REFERENTE A PROBLEMAS DAS OLÍMPIADAS DE MATEMÁTICA COM AMPARO DO SOFTWARE GEOGEBRA.SILVA, J.G.A.; ALVES, F.R.V.A.; MENEZES, D.B.
ASPECTOS SOBRE A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS (TSD) APLICADAS AO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL REFERENTES AS QUESTÕES DO ENEM COM O AMPARO DO SOFTWARE GEOGEBRASOUSA, R.C.; ALVES, F.R.V.; FONTENELE, F.C.F.
AUTO-ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DO TRABALHO EM KRUPSKAYA E PISTRAK: ANÁLISE INICIAL SOBRE A AUTOGESTÃO ESTUDANTIL A PARTIR DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA SOVIÉTICA.PRACIANO, J.B.A.; FEITOSA, R.A.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TRANSFORMAÇÕES NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E TECNOLOGIASBARROSO, M.C.S.; PEREIRA, R.F.; FILHO, A.P.A.S.; SILVA, E.V.A.; SANTOS, J.P.G.; HOLANDA, F.H.O.
BIOCATALISADORES VEGETAIS NA REDUÇÃO DE ACETOFENONAS PRÓ-QUIRAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A QUÍMICA VERDESAMPAIO, V.H.G.; ASSUNÇÃO, J.C.C.; DANTAS, C.R.A.A.; FERREIRA, D.A.; BASTOS, A.K.P.; SAMPAIO, C.G.
BIODIESEL COMO TEMA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM QUÍMICA: UMA BREVE REVISÃO NA REVISTA QUÍMICA NOVAVASCONCELOS, A.K.P.; SOUZA, C.B.A.; SMAPAIO, C.G.; BARROSO, M.C.S.
BIVARIATE MERSENNE POLYNOMIALS AND MATRICESALVES, F.R.V.
BRAHMAGUPTA E ALGUNS ELEMENTOS HISTÓRICOS DA MATEMÁTICA HINDUALVES, F.R.V.
CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE VIDEOAULAS COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICASILVA, L.L.; JUNIOR, V.B.S.; DIAS, M.A.
CONSTRUÇÕES DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E SUA CONEXÃO A ENGENHARIA DIDÁTICA COM A UTILIZAçãO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO SPAECEFERNANDES,C.; ALVES, F.R.V.; SOUZA, M.J.A. 
CONSTRUÇÃO DA FORMA MATRICIAL DE SEQUÊNCIAS LINEARES E RECORRENTES: UM ESTUDO DA MATRIZ GERADORAVIEIRA, R.P.M.; ALVES, F.R.V.; CATARINO, P.M.M.C.; RODRIGUES, A.M.F.B.V.
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIAFEITOSA, R.A.; DIAS, A.M.I.; SOUSA, E.T.; FERREIRA, Y.B.
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO CEARÁ, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESALVES, R.F.V.
DESEMPENHO, REPRESENTAÇÕES E ESTRATÉGIAS DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES DE COMBINATÓRIASOUZA, D.C.; CASTRO, J.B.; BARRETO, A.L.O.
DIDACTICAL ENGINEERING OF THE SECOND GENERATION: A PROPOSAL OF THE DESIGN AND A TEACHING RESOURCE WITH THE SUPPORT OF THE GEOGEBRA SOFTWARE IN BRAZILALVES, F.R.V.; SOUSA, R.C.; FONTENELE, F.C.F.
DIDACTIQUE PROFESSIONELLE (DIDAPROF): REPERCUSSÃO PARA A PESQUISA EM TORNO DA ATIVIDADE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICAALVES, F.R.V
DIDÁTICA PROFISSIONAL (DP) E A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (DCEM): UMA PERSPECTIVA DE COMPLEMENTARIDADE E IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DO PROFESSORALVES, F.R.V
EL USO DE SOFTWARES PARA IDENTIFICAR PLAGIO EN TEXTOS ACADÉMICOS Y EDUCACIONALES PEZUK, J.A.; DINIZ, S.N.; PEREIRA, R.M.; GONÇALVES, I.D.; COSTA, N.M.L.; DIAS, M.A.
ELEMENTOS CONTEXTUAIS DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES A PARTIR DO TRATADO DE NAVEGAÇÃO DE ARTE ATQUE RATIONE NAVIGANDIOLIVEIRA, F.W.S.; PEREIRA, A.C.C.
ENGENHARIA DIDÁTICA ED: ANÁLISES PRELIMINARES E A PRIORI PARA A EQUAÇÃO DIFERENCIAL ORDINÁRIA DE CLAIREAUT.ALVES, F.R.V
ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO (EDF): UMA PROPOSTA DE SITUAÇÃO DIDÁTICA DO ENEM COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASILSOUSA, R.C.S.; ALVES, F.R.V.; FONTENELE, F.C.F.
ENGENHARIA DIDÁTICA DE PRIMEIRA GERAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: GENERALIZAÇÃO E EXTENSÃO DA SEQUÊNCIA DE FIBONACCI OLIVEIRA, R.R.; ANDRADE, M.H.; ALVES, F.R.V.
ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SISTEMA PRISIONALDE OLIVEIRA, R.R. ; ALVES, E.A. ; ALVES, F.R.V.
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL: IMPLICAÇÕES DA VERTENTE FRANCESA DA DIDÁTICA PROFISSIONAL (DP) E A NOÇÃO DE COMPETÊNCIAALVES, F.R.V
EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO: ALTERNATIVA PEDAGÓGICA NO ENSINO DAS LEIS DE NEWTONALEXANDRE, N.P. ; ROMEU, M.C. ; ALMEIDA, A.C.F.
EXPLORANDO AS SITUAÇÕES DE MEDIÇÃO DE COMPRIMENTO, ALTURA E LARGURA COM O USO DO BÁCULO DE PETRUS RAMUSDA SILVA, F.H.B. ; PEREIRA, A.C.C.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATUANTES COMO EDUCADORES AMBIENTAIS: REFLEXÕES MEDIANTE A VERTENTE CRÍTICABRITO, M.S. ; FEITOSA, R.A.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: OS DESVIOS CORRENTES DA PROFISSÃO NA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITALLUZ, G.F.C. ; BARROSO, M.C.S. ; HOLANDA, F.H.O.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE TIRINHAS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEMDA COSTA, D.F. ; LIRA, A.S. ; DA SILVA, J.B., CASTRO, J.
FUNÇÕES GERADORAS DOS NÚMEROS POLIGONAIS E DOS NÚMEROS HIPERTETRAÉDRICOS K-DIMENSIONAISALVES, F.R.V.
GAMIFICAÇÃO DE UM PERCURSO METODOLÓGICO: O CONTRIBUTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ELETROSTÁTICADA COSTA, D.F. ; SALES, G.L. ; FILHO, M.C.C. ; CASTRO, J.B.
GAMIFICATION OF A METHODOLOGICAL PATH: THE CONTRIBUTION OF LEARNING OBJECTS IN ELECTROSTATIC TEACHINGDA COSTA, D.F. ; SALES, G.L. ; FILHO, M.C.C. ; CASTRO, J.B.
HIBRIDIZAÇÃO DOS NÚMEROS TRIANGULARES: UMA ANÁLISE PRELIMINAR E A PRIORI E A VISUALIZAÇÃO POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRABARROS,F.E. ;  ALVES, F.R.V. ; MANGUEIRA, M.C.S. ; VIEIRA, R.P.M.
HISTÓRIA DA QUÍMICA: UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE A PILHA DE ALESSANDRO VOLTADOS SANTOS, M.R. ; BARROSO, MC.S. ; HOLANDA, F.H.O ; SAMPAIO, C.G.
IMPLICAÇÕES DA DIDÁTICA PROFISSIONAL PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICADE SOUSA, R.C. ; ALVES, F.R.V. ;  FONTENELE, F.C.C.
INDÍCIOS DO COSTUME DE SE DIVIDIR A CIRCUNFERÊNCIA EM SEUS 360 GRAUS A QUE PEDRO NUNES SE REFERE AO DESCREVER OS PROCEDIMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DO JACENTE NO PLANOOLIVEIRA, F.W.S. ; PEREIRA, A.C.C.
INOVAÇÃO METODOLÓGICA NO ENSINO: UM RECORTE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UM INSTITUTO FEDERALDE ALMEIDA, A.C.F. ; LOPES, L.F.O, ; BRAGA, C.B.
INTERFACES ENTRE HISTÓRIA DE MATEMÁTICAS Y ENSEÑANZA A TRAVÉS DE ANTIGUOS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS: UNA EXPERIENCIA EN LA INVESTIGACIÓN ACADÉMICAPEREIRA, A.C.C.
INTERLOCUÇÕES FORMATIVAS NO CONTEXTO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE OS COMPONENTES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTELIMA, F.J. ; DA SILVA, P.A.
INTERPRETAÇÃO COMBINATÓRIA E PROPRIEDADES DOS NÚMEROS DE NARAYANA BEZERRA, F.H.C. ; ALVES, F.R.V.
JOGOS DE RPG: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA AULAS DE MATEMÁTICADE SOUSA, R.T.
METODOLOGIAS ATIVAS, COM FOCO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEMNASCIMENTO,, J.L. ; FEITOSA, R.A.
MOISEY MIKHAYLOVICH PISTRAK: PEDAGOGIA RUSSA, EDUCAÇÃO E REVOLUÇÃOBARROSO, M.C.S. ; PEREIRA, R.F. ; FILHO, A.P.A.S. ; SANTOS, M.F. ; MARTINS, P.I. ; HOLANDA, F.H.O.
MOSTRA CIENTÍFICA: CAMINHO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARACANAÚCABRAL, A.M.O. ; BARROSO, M.C.S.
NEW PUBLIC POLICY FOR TEACHER TRAINING IN BRAZIL: VINCENT VAN GOGH AS AN INSPIRATION FOR THE ACTION OF THE PEDAGOGICAL RESIDENCY PROGRAM?FEITOSA, R.A.
NOÇÃO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA NA TRANSIÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO SUPERIORRIBEIRO, M.S.N. ; DIAS, M.A. ; FIGUEIREDO, H.R.S.
NÚMEROS HÍBRIDOS DE FIBONACCI E PELLMANGUEIRA, M.C.S. ; ALVES, F.R.V.
NÚMEROS HÍBRIDOS DE MERSENNEMANGUEIRA, M.C.S. ; ALVES, F.R.V. ; CATARINO, P.M.C.
O COORDENADOR PEDAGÓGICO ENQUANTO ARTICULADOR DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DOS DOCUMENTOS LEGAIS ÀS PRÁTICAS EDUCATIVASPARENTE, D.P.; GUEDES, A.F.S.; MOREIRA, H.B.C. ; ALVES, F.R.V.
O ENREDO HISTÓRICO E A ATUAL SITUAÇÃO JURÍDICA DO HOMESCHOOLING NO BRASILDE OLIVEIRA, R.R. ; DE OLIVEIRA, D.R.R. ; ALVES, F.R.V.
O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS POR MEIO DOS NÚMEROS TRIANGULARES UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICAMASSENO, T.C.S. ; PEREIRA, A.C.C.
O ESTUDO DAS OPERAÇÕES COM FRAÇÕES POR MEIO QUADRINHOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICAMIRANDA, R.R. ; ROCHA, S.S. ; PEREIRA, A.C.C.
O O BÁCULO DE PETRUS RAMUS E SEU USO PARA MEDIÇÃO DE PROFUNDIDADEDA SILVA, F.H.B. ; PEREIRA, A.C.C.
O O LEGADO DE PETRUS RAMUS E O TRATADO VIA REGIA AD GEOMETRIAMDA SILVA, F.H.B. ; PEREIRA, A.C.C.
O PERCURSO INVESTIGATIVO ACERCA DA ENGENHARIA DIDÁTICA DE DESENVOLVIMENTO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIROCIDRAO, G.G. ; ALVES, F.R.V.
O PROCEDIMENTO DE CONSTRUÇÃO DAS VARETAS DO PROMPTUARIO DE JOHN NAPIER (1550-1617)RIBEIRO, P.H.S. ;CAVALCANTE, D.S.; PEREIRA, A.C.P.
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NUMA PERSPECTIVA COLETIVA.COSTA, A.G.S. ; ALMEIDA, A.C.F.
OBJETOS DE APRENDIZAGEM QUE ABORDAM O PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE SEQUÊNCIAS E PADRÕESAZEVEDO, I.F. ; SILVA, M.A. ; ALVES, F.R.V.
OS NÚMEROS GAUSSIANOS DE FIBONACCI E RELAÇÕES RECORRENTES BIDIMENSIONAISDE OLIVEIRA, R.R. ; ALVES, F.R.V.
PADOVAN SEQUENCE GENERALIZATION – A STUDY OF MATRIX AND GENERATING FUNCTIONVIEIRA, R.P.M. ; ALVES, F.R.V. ; CATARINO, P.M.M.C.
PARCOURS DÉTUDE ET DE RECHERCHE : UNE ÉTUDE SUR LES CHEMINS MINIMAUXIGNACIO, R.S. ; BOSCH, M. ; DIAS, M.A.
POSSIBILIDADES DE (RE)ELABORAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PIBID: : USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICALIMA, F.J. ; GONCALVES, B.M.V.
POTENCIALIDADES DO USO DE OFICINAS NO ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UMA ESTRATÉGIA PARA AULAS INICIANDO POR PRÁTICAS EXPERIMENTAISMOURAO, M.F. ; DA SILVA, J.B., SALES, G.L.
PROFESSORES INOVADORES: MUDANÇAS DE PARADIGMAS A PARTIR DAS NECESSIDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOSALMEIDA, A.C.F. ; LOPES, L.F.O. ; BRAGA, C.B.
PROJETO PENSAR, CONECTAR E FAZER: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A APRENDIZAGEM DA PROPORCIONALIDADECASTRO, J.B. ; FILHO, J.A.C.
QUADRILÁTEROS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONSTRUÍDA COM RECURSOS DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICASPOLLI, C.T.S. ; FIGUEIREDO, H.R.S. ; DIAS, M.A.
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIROPEREIRA, R.F. BARROSO, M.C.S.
QUÍMICA COM SINAIS: O ENSINO VISUAL DA QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DE WEBSITEFERREIRA, L.M.V.L. ; BARROSO, M.C.S. . SAMPAIO, C.G.
RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA: ESTRATÉGIA NA PREVENÇÃO DO USO DE DROGASNETO, J.S. ; FEITOSA, R.A. ; CERQUEIRA, G.S.
RELAÇÕES RECORRENTES BIDIMENSIONAIS E TRIDIMENSIONAIS DE NARAYANABEZERRA, F.H.C. ; ALVES, F.R.V. ; VIEIRA, R.P.M
SCIENCE IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEWPRACIANO, J.B.A. ; FEITOSA, R.A.
SENO, COSSENO E TANGENTE: UMA ATIVIDADE COM OS CÍRCULOS DE PROPORÇÃO DE WILLIAM OUGHTRED (1633) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAALVES, V.B. ; PEREIRA, A.C.C.
SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS (SDOS): ENSINO DE OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA COM ARRIMO NO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO NA VISUALIZAÇÃOALVES, F.R.V.
SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO AMPARADA COM O GEOGEBRALIMA, M.L.O.; AZEVEDO, I.F. ; ALVES, F.R.V.
SOBRE A QUESTÃO DA ESCOLA SOCIALISTA: UMA APROXIMAÇÃO AOS ESTUDOS DE KRUPSKAYASTEDILE, A.M.A. ; FEITOSA, V.A.O. ; BARROSO, M.C.S.
TEACHING RECURRENT SEQUENCES IN BRAZIL USING HISTORICAL FACTS AND GRAPHICAL ILLUSTRATIONS: AN EXAMPLE OF SCIENTIFIC COOPERATION BRAZIL X PORTUGALALVES, F.R.V. ; CATARINO, P.M.M.C.; VIEIRA, R.P.M ;MANGUEIRA, M.C.S.
TEACHING RECURRENT SEQUENCES IN BRAZIL USING HISTORICAL FACTS AND GRAPHICAL ILLUSTRATIONSACCI: EXAMPLE OF SCIENTIFIC COOPERATION BRAZIL X PORTUGAL ALVES, F.R.V ; CATARINO, P.M.M.C.; VIEIRA, R.P.M ;MANGUEIRA, M.C.S.
TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICA GAMIFICADA: UM DELINEAMENTO PORMENORIZADO NO ENSINO DA SEQUÊNCIA DE PADOVANDA COSTA, D.F. ; VIEIRA, R.P.M ; ALVES, F.R.V ; CASTRO, J.B. ; SALES, G.L.
THE HYBRID NUMBERS OF PADOVAN AND SOME IDENTITIESMANGUEIRA, M.C.S. ; VIEIRA, R.P.M ; ALVES, F.R.V ; CATARINO, P.M.M.C.
THE NEWTON FRACTAL´S LEONARDO SEQUENCE STUDY WITH THE GOOGLE COLABALVES, F.R.V. ; VIEIRA, R.P.M.
THE (S, T)-PADOVAN QUATERNIONS MATRIX SEQUENCEVIEIRA, R.P.M.
UM ENGENHARIA DIDÁTICA ED: ANÁLISES PRELIMINARES E A PRIORI PARA A NOÇÃO DOS QUATERNIONS DE FIBONACCIALVES, F.R.V. ; VIEIRA, R.P.M. ;  CATARINO, P.M.M.C
UM ESTUDO SOBRE O CAPÍTULO XXV DA DE DIVINA PROPORTIONE (1509) DE LUCA PACIOLI (1447-1517)DA SILVA, A.S. ; PEREIRA, A.C.C.
UMA ANÁLISE DAS CATEGORIAS DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS NOS PERIÓDICOS DE ENSINO DE CIÊNCIASMACEDO, A.A.; ALVES, F.R.V. ; BARROSO, M.C.S.
UMA ENGENHARIA DIDÁTICA APLICADA A OBMEP: SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANADA SILVA, J.G.A. ; ALVES, F.R.V ; MENEZES, B.D
UMA ENGENHARIA DIDÁTICA (ED) APLICADA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS (OBMEP): SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS (SDO) PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANADA SILVA, J.G.A. ; ALVES, F.R.V ; MENEZES, B.D.
UMA ENGENHARIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO DA GENERALIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DE PADOVAN: UMA EXPERIÊNCIA NUM CURSO DE LICENCIATURAVIEIRA, R.P.M ; ALVES, F.R.V ; CATARINO, P.M.M.C.
UMA EXTENSÃO DOS OCTÔNIOS DE PADOVAN PARA INTEIROS NÃO POSITIVOSVIEIRA, R.P.M ; ALVES, F.R.V ; CATARINO, P.M.M.C.
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM O INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO PARA O NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM FOCO NA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOSOLIVEIRA, F.W.S.
UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA, EPISTEMOLÓGICA E MATEMÁTICA SOBRE A NOÇÃO DE SEQUÊNCIA RECORRENTE COM O AMPARO DE UMA ENGENHARIA (DIDÁTICA) DE FORMAÇÃOALVES, F.R.V ; CATARINO, P.M.M.C. ; BORGES, A.M.F.V.R.
UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA SOBRE SEQUÊNCIAS RECORRENTES DE 2ª ORDEMALVES, F.R.V ; CATARINO, P.M.M.C.
USO DE MEMES EM AULAS DE PORTUGUÊS: UM OLHAR VOLTADO À INOVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOSLOPES, L.F.O.
USO DO SOFTWARE AVOGADRO NO ENSINO DE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE)FIRMINO, E.S. ; SAMPAIO, C.G. ; NOJOSA, A.C.B. ; GUERRA, M.H.F.S.
UTILIZAÇÃO DO ENFOQUE CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ABORDAGEM DINÂMICA E LÚDICA NUMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO FUNDAMENTALVASCONCELOS, F.V. ; PONTES, M.M. ; FEITOSA, R.A.
VISUALIZING-THE-NEWTONS-FRACTAL-FROM-THE-RECURRING-LINEAR-SEQUENCE-WITH-GOOGLE-COLAB-AN-EXAMPLE-OF-BRAZIL-X-PORTUGAL-RESEARCHALVES, F.R.V ; VIEIRA, R.P.M ; CATARINO, P.M.M.C.
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish