Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

IFCE

Dissertações

2020 

Título da dissertaçãoAutor(a)Orientador(a)
Engenharia Didática (ED): o caso da Generalização e Complexificação da Sequência de Padovan ou Cordonnier 
Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98708
RENATA PASSOS MACHADO VIEIRAFRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
A FORMAÇÃO EM SERVIÇO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL- CE Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98975FRANCISCO VILAR VASCONCELOSRAPHAEL ALVES FEITOSA

ENGENHARIA DIDÁTICA CLÁSSICA SOBRE A SEQUÊNCIA DE PELL E SEUS MODELOS DE GENERALIZAÇÃO Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98967 
WEDSON FRANCELINO RIBEIRO NORONHAFRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE JACOBSTHAL: UMA ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE SEU ENSINO Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99011THAMIRES SILVA AQUINO DE SOUZAFRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
NARRATIVAS DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA INTERFACE CIÊNCIA E ARTE NA FORMAÇÃO INICIAL NO CONTEXTO DO PIBID EM JAGUARIBE-CE Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98649FRANCISCA PATRICIA FERREIRA SILVARAPHAEL ALVES FEITOSA
SITUAÇÕES DIDÁTICAS PROFISSIONAIS (SDP): UMA PERSPECTIVA DE COMPLEMENTARIDADE ENTRE A TEORIA DAS SITUAÇÕES E A DIDÁTICA PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98770ITALANDIA FERREIRA DE AZEVEDOFRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
AGROTÓXICOS COMO TEMA SOCIOAMBIENTAL NO ENSINO DE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE): UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM COM ENFOQUE CTSA Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98587 EDUARDO DA SILVA FIRMINOCAROLINE DE GOES SAMPAIO
O LIVRO “OS BOTÕES DE NAPOLEÃO – AS 17 MOLÉCULAS QUE MUDARAM A HISTÓRIA” NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98648 GABRIELA CLEMENTE BRITO SALDANHAANA KARINE PORTELA VASCONCELOS
USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTOS POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS NO ESTUDO DE ÁCIDOSBASES: UMA APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98974 MARCELO HENRIQUE FREITAS SARAIVA GUERRAANA KARINE PORTELA VASCONCELOS
AVALIAÇÃO DE UEPS NA AULA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA ANALÍTICA: O ESTUDO DE CASO DA VALIDAÇÃO DA METODOLOGIA ANALÍTICA DA NIMESULIDAANTONIA CLARYCY BARROS NOJOSACAROLINE DE GOES SAMPAIO
DIDÁTICA PROFISSIONAL (DP) NA CONCEITUAÇÃO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL PERSPECTIVANDO A CONSTRUÇÃO DOS CONJUNTOS NUMÉRICOSGEORGYANA GOMES CIDRAOFRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
UMA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DA SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE LUCASANA MARIA SILVA GUEDESFRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
GAMIFICAÇÃO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO ABORDANDO A MECÂNICA NEWTONIANA NO ENSINO MÉDIOARTUR ARAUJO CAVALCANTEGILVANDENYS LEITE SALES
A INLUÊNCIA DA METODOLOGIA PCMA NA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO IFCEMATHEUS FERNANDES MOURAOGILVANDENYS LEITE SALES

2019 

Título da dissertaçãoAutor(a)Orientador(a)
UM ESTUDO SOBRE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS MOBILIZADOS NO MANUSEIO DO INSTRUMENTO CÍRCULOS DE PROPORÇÃO DE WILLIAM OUGHTRED Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98984VERUSCA BATISTA ALVESANA CAROLINA COSTA PEREIRA
UM ESTUDO SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE A MULTIPLICAÇÃO CONTIDA NO TRAITÉ DE GERBERT (1843) E O ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICASUZIE MARIA DE ALBUQUERQUEANA CAROLINA COSTA PEREIRA
SOBRE OS CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS INCORPORADOS NA CONSTRUÇÃO E NO USO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES (1502-1578) NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICAFRANCISCO WAGNER SOARES OLIVEIRAANA CAROLINA COSTA PEREIRA
CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM EXPERIMENTAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DE ELETRODINÂMICA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98993MICHELE MARIA PAULINO CARNEIRO MOREIRAMAIRTON CAVALCANTE ROMEU
A METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICOATILLA MENDES EVANGELISTAGILVANDENYS LEITE SALES
MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE ‒ RELAÇÕES POSSÍVEIS?”: UM ESTUDO DE CASO SOBRE PRÁTICA CURRICULAR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DO RIO PIRACURUCA NO MUNICÍPIO DE PIRACURUCA/PIMARILY DA SILVA BRITORAPHAEL ALVES FEITOSA
A INFLUÊNCIA DAS SITUAÇÕES OLÍMPICAS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA FORTALEZA NOVEMBRO DEJARDEL DE OLIVEIRA SANTOSGILVANDENYS LEITE SALES
ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE O ESTUDO E ENSINO DE CONCEITOS DE GEOMETRIA DIFERENCIAL: DESCRIÇÃO DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=88358ANA CARLA PIMENTEL PAIVAFRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS MOBILIZADOS NA MANIPULAÇÃO DAS BARRAS DE CALCULAR DE JOHN NAPIER DESCRITAS NO TRATADO RABDOLOGIAE DE 1617 Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=87236EUGENIANO BRITO MARTINSANA CAROLINA COSTA PEREIRA

2018

Título da dissertaçãoAutor(a)Orientador(a)
A PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO ENSINO DE MECÂNICACLEILSON COUTINHO DA SILVAMAIRTON CAVALCANTE ROMEU
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NO TÓPICO CHUVA ÁCIDA: ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE USANDO O CONTEXTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.FELIPE ALVES SILVEIRAANA KARINE PORTELA VASCONCELOS
FORMAÇÃO DE DOCENTES REFLEXIVOS NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICAMANUEL BANDEIRA DOS SANTOS NETOANA KARINE PORTELA VASCONCELOS
OLIMPÍADAS DE QUÍMICA: PREPARAÇÃO DE ALUNOS A PARTIR DAS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS – UEPSSUYANNE DO NASCIMENTO ALMEIDACAROLINE DE GOES SAMPAIO
CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO PLANETÁRIO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE MECÂNICA CELESTEJOSE ADEMIR DAMASCENO JUNIORMAIRTON CAVALCANTE ROMEU
METODOLOGIAS ATIVAS COMO SUBSÍDIO PARA A EVOLUÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA SOB A ÓTICA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVADIEGO DE OLIVEIRA SILVAMAIRTON CAVALCANTE ROMEU
SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS: UM CONTRIBUTO DA ENGENHARIA DIDÁTICA CLÁSSICA NO ENSINO DE OLIMPÍADASANA PAULA RODRIGUES ALVES SANTOSFRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
ENGENHARIA DIDÁTICA DE SEGUNDA GERAÇÃO: UM REFERENCIAL PARA AÇÃO INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE FÍSICAALLINE DE ALENCAR MACEDOMARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO
APLICAÇÃO DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS COM UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL NA FORMAÇÃO DOCENTEMARIA HELENA DE ANDRADE GONCALVESFRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE O MODELO DE COMPLEXIFICAÇÃO DA SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE FIBONACCI: RELAÇÕES RECORRENTES NDIMENSIONAIS E REPRESENTAÇÕES POLINOMIAIS E MATRICIAISRANNYELLY RODRIGUES DE OLIVEIRAFRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
UM ESTUDO DA INCORPORAÇÃO DE TEXTOS ORIGINAIS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: BUSCANDO CRITÉRIOS NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA E ENSINOISABELLE COELHO DA SILVAANA CAROLINA COSTA PEREIRA
UM ESTUDO SOBRE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS INCORPORADOS E MOBILIZADOS NA CONSTRUÇÃO E NO USO DA BALHESTILHA, INSERIDA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS…, APLICADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESANTONIA NAIARA DE SOUSA BATISTAANA CAROLINA COSTA PEREIRA
GAMIFICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA MOTIVAR A ATITUDE POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA DOS ALUNOS NO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICAJOAO BATISTA DA SILVAGILVANDENYS LEITE SALES

2017 

Título da dissertaçãoAutor(a)Orientador(a)
APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA ENVOLVENDO MUDANÇAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEARUBENS LOPES DOS SANTOSGILVANDENYS LEITE SALES
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS FÍSICOS DE ONDULATÓRIA COM O AUXÍLIO DE UMA PLATAFORMA ROBÓTICAFRANCISCO ROBERTO OLIVEIRA DA SILVAMAIRTON CAVALCANTE ROMEU
CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES NO ENSINO MÉDIO: O USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=75931FRANCISCO ALBERTO SARAIVAANA KARINE PORTELA VASCONCELOS
PLANTAS MEDICINAIS COMO TEMÁTICA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=77229JOSIEL ALBINO LIMACAROLINE DE GOES SAMPAIO
CATEGORIAS INTUITIVAS NO ENSINO DO CÁLCULO E A VISUALIZAÇÃO DE CRITÉRIOS DE CONVERGÊNCIA: O CASO DAS INTEGRAIS DEPENDENTES DE PARÂMETROS – IDPs Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=75934MARIA VANISIA MENDONCA DE LIMAFRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E CONTEXTUALIZADAS COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA CINÉTICA QUÍMICAALEXANDRE FABIO E SILVA DE ARAUJOPEDRO HERMANO MENEZES DE VASCONCELOS
AVALIAÇÃO DIDÁTICA DOS MATERIAIS ALTERNATIVOS NO CONTEÚDO DE GEOMETRIA MOLECULAR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICAMALENA GOMES MARTINSGERALDO FERNANDO GONCALVES DE FREITAS
PROJETO HORTA NA ESCOLA: AÇÃO ESTRATÉGICA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO BOLSISTA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASLink: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=80308JOSAPHAT SOARES NETORAPHAEL ALVES FEITOSA
TRANSIÇÃO COMPLEXA DO CÁLCULO: SITUAÇÕES DIDÁTICAS SOBRE A NOÇÃO DE SÉRIE DE LAURENT E A IDENTIFICAÇÃO DE CATEGORIAIS INTUITIVASMONIQUE RAFAELA MONTEIRO MARINHOFRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
O USO DE VÍDEO COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICALink: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=75936TICIANA DE SOUSA LIMAANA CAROLINA COSTA PEREIRA
O USO DO MATHEMATICA® COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM EM FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO COM GRAVITAÇÃOLink: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=75932FRANCISCO HALYSON FERREIRA GOMESEWERTON WAGNER SANTOS CAETANO
CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA DO IFCELink: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=79094CHRISTIAN GAMA CAVALCANTEMAIRTON CAVALCANTE ROMEU
A TEORIA DO BIG BANG: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFCELink: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=75929ANTONIA IARA DOS SANTOS MESQUITAANA CAROLINA COSTA PEREIRA
ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE O ESTUDO E ENSINO DA FÓRMULA DE BINNET COMO MODELO DE GENERALIZAÇÃO E EXTENSÃO DA SEQUÊNCIA DE FIBONACCILink: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=75930ARLEM ATANAZIO DOS SANTOSFRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish