Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

IFCE

Internacionalização

O PGTGA adota uma política de internacionalização que vai ao encontro da política de internacionalização adotada pelo IFCE, a qual considera o desenvolvimento de pesquisas entre docentes e alunos, com especial fomento ao trabalho colaborativo e à troca de experiências.

O IFCE possui uma Assessoria de Relações Internacionais (ARINTER) que elabora, propõe e coordena a execução das políticas de cooperação internacional. Para tanto, promove o intercâmbio científico, tecnológico, cultural, artístico e filosófico entre a entidade educacional e outros órgãos nacionais e internacionais. Junto às demais diretorias da Instituição, o setor desenvolve mecanismos de trabalho que viabilizam o desenvolvimento de projetos temáticos de interesse municipal, estadual, nacional e internacional. O apoio a docentes, pesquisadores e alunos de instituições do exterior, bem como a alunos pertencentes à Instituição que estejam estudando fora do Brasil também são atribuições desta assessoria. O objetivo da ARINTER é estabelecer convênios, parcerias, acordos de cooperação e intercâmbio com instituições de ensino, pesquisa, extensão e fomento dos mais diversos países. Dessa forma, cabe ao setor assessorar a reitoria, quanto à política e tomada de decisão, além de apoiá-la na formulação de projetos.

De forma breve no âmbito internacional destacamos algumas ações do PGTGA frente a internacionalização:

  1. Colaboração técnico-científica entre laboratórios da Universidade de Aveiro (UA) e Universidade do Porto (UP) com o PGTGA/IFCE (2008 até o presente momento).
  2. Colaboração técnico-científica entre a Universidade Autônoma de Chiapas (UNACH) e o IFCE (2004 até o presente momento).
  3. Em 2018, atendendo à Chamada Simplificada PRPI/ARINTER 1/2018 – Concessão de Apoio à Internacionalização dos Programas de Pós-graduação Strictu Sensu do IFCE (https://ifce.edu.br/prpi/documentos-1/internacionalizacao/chamada-simplificada-01-2018-prpi-arinter-internacionalizacao.pdf/view), o PGTGA aprovou projeto intitulado “Implemento de ações e novas prospecções no âmbito da cooperação internacional entre grupos de pesquisas do IFCE e das Universidades do Porto e Aveiro”, sob a coordenação do prof. Titular Adeildo Cabral da Silva.
  4. Colaboração Técnico científica na Universidade de Vigo, Espanha. A Profa. Dra. Rafaela Camargo Maia entre 2018 e 2019 esteve no Laboratório de Adaptações de Animais Marinhos do Departamento de Ecologia e Biologia Marinha realizando desenvolvimento de pesquisas na área de monitoramento ambiental durante seu pós-doutoramento.
  5. Em outubro de 2018, o PGTGA/IFCE, por meio da Profa. Titular Nájila Cabral coordenou a realização do 4º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto (4CBAI). No evento relata-se a participação da Profa. Simone Athayde, da Universidade da Flórida, docente do Centro de Estudos Latino Americanos e do Programa de Conservação e Desenvolvimento tropical.
  6. Em 2018, de 12 a 21 de outubro houve a V Missão de trabalho de Cooperação Internacional entre Brasil e Portugal, coordenado pelo Prof. Adeildo Cabral. A missão contou com a participação dos professores Davi Pinheiro, Rebeca Abreu e Cristiano Monteiro do IFCE Campus Fortaleza, do professor Antônio Paulo de Holanda Cavalcante da Universidade Federal do Ceará (UFC), de empresários do ramo da construção civil, do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (Major Jectan Oliveira, Major Joel Nobre e do Comandante Luís Eduardo Soares de Holanda), do Sindicato das Construtoras do Ceará (SINDUSCON-CE) e da Câmara Brasil-Portugal. Como resultados, no mesmo ano, as alunas do PGTGA, Raina Cândido e Renata Cavalcante realizaram intercâmbio (missão de estudos) na Universidade de Aveiro com a supervisão do Prof. Dr. Luis Tarelho. Sob os auspícios do Convênio de Cooperação Técnica com as universidades portuguesas, 3 alunos do Bacharelado em Engenharia Civil (Victor Hugo Farias, Bruna Roque e Filipe Viana) estão em graduação sanduíche e 3 professores do IFCE estão a realizar estudos de doutoramento.
  7. Em fevereiro de 2019, a aluna do PGTGA, Eugênia Andrade Sales Maciel, foi para o mestrado sanduíche na Universidade de Aveiro (UA), com a supervisão da Profa. Dra. Miriam Lopes junto ao Departamento de Ordenamento Territorial e Meio Ambiente da UA.
  8. Em 2019 foi realizado pelo grupo que estava na V Missão de Trabalho Portugal-Brasil o II Workshop do Projeto Internacional IFCE-UA, que contou com a participação do Prof. Dr. Luís António da Cruz Tarelho (Universidade de Aveiro) ministrando o curso Minicurso: Conversão Termoquímica de Biomassa para Energia.
  9. Ainda em 2019 o programa recebeu o Prof. Dr. Jesus Souza Troncoso da Universidade de Vigo, Espanha, durante o IV Encontro do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental. O professor Troncoso ministrou a palestra intitulada “Riscos e tecnologias para avaliação e mitigação de danos no meio marinho”

Notadamente, o mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental vem intensamente investindo na internacionalização do programa, a fim de promover a disseminação e troca do conhecimento. Entre as ações estratégicas do programa podemos citar:

  • Estimular seus docentes e discentes a realizarem viagens internacionais, para visitas técnicas a laboratórios e instituições de ensino e pesquisa (Exemplo das Missões de Trabalhos em Portugal já realizadas)
  • Incentivo a participação em eventos científicos internacionais no intuito de realizarem intercâmbio técnico científico ou laboratorial.
  • Programação de pós-doutorado de docentes no exterior, medida que contribuirá para a internacionalização do programa por meio da ampliação de cooperações com instituições de ensino e pesquisa no exterior.
  • Ampliação da colaboração técnico-científica entre laboratórios do IFCE e universidades estrangeiras, visando desenvolvimento em conjunto de pesquisas;
  • Estímulo a submissão de projetos de pesquisas no âmbito internacional.
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish