Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

IFCE

Perguntas Frequentes

publicado: 19/01/2022 14h41,
última modificação: 19/01/2022 14h42

1)    Links e contatos importantes:

  • Site IFCE: www.ifce.edu.br (Informações sobre a instituição).
  • Site PPGET: https://ifce.edu.br/fortaleza/ppget (Informações sobre o curso).
  • Site acadêmico: https://qacademico.ifce.edu.br/ (Plataforma de gerenciamento dos     cursos, disciplinas, declarações, históricos e etc.).
  • Site Pró-reitoria de Ensino (PROEN): https://ifce.edu.br/proen. 
  • Site Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI): https://ifce.edu.br/prpi. 
  • E-mail coordenação do curso: ppget.fortaleza@ifce.edu.br.
  • E-mail secretaria da pós-graduação: dippg.secretaria@ifce.edu.br.
  • E-mail coordenador do curso: glendofreitas@ifce.edu.br.
  • E-mail vice coordenador do curso: auzuir@ifce.edu.br .

2)    Matrícula:

a.    Novos:

Os estudantes novatos realizam suas matrículas enviando a documentação destacada abaixo em formato de arquivo pdf para o e-mail da secretaria da pós-graduação (dippg.secretaria@ifce.edu.br). A secretaria da pós-graduação realizará a matrícula junto ao sistema acadêmico do IFCE. 

Documentação necessária:

•    Documento oficial de identificação (formato PDF);

•    CPF (PDF);

•    Comprovante de endereço (PDF);

•    Ficha de matrícula preenchida (anexo) (PDF);

•    Certificado de quitação com o serviço militar, se do sexo masculino e maior de 18 anos (PDF);

•    Certidão de quitação eleitoral, se maior de 18 anos (art. 14 §1o, I da CF/88) (PDF);

•    Histórico escolar (PDF);

•    Certificado de conclusão da graduação (PDF);

•    1 foto digital estilo 3×4 com fundo branco (formato JPEG) e

•    Formulário de adesão ao Ensino Remoto, preencha com as informações que dispõe (anexo) (PDF).

b.    Veteranos:

Os estudantes veteranos devem realizar a matrícula todo semestre de forma on-line no sistema acadêmico (Obs.: O estudante não matriculado está sujeito ao desligamento junto ao PPGET).

c.    Trancamento e readmissão:

Os processos de trancamento de matrícula e readmissão de aluno deverão ser avaliados Colegiado do Curso, ouvido o orientador, observados os prazos máximos estabelecidos (30 meses) para finalização do curso.

3)    E-mail institucional:

Todo estudante do IFCE tem acesso a um e-mail institucional (@ifce.edu.br). Este e-mail é utilizado no cadastro na plataforma de ensino classroom onde hoje estão sendo organizadas as atividades das disciplinas dos cursos do IFCE. 

4)    Pedido de aproveitamento de disciplinas:

Para solicitação de aproveitamento de disciplina o aluno deve enviar e-mail para a Coordenação (ppget.fortaleza@ifce.edu.br) e a Secretaria da Pós-graduação (dippg.secretaria@ifce.edu.br) com as seguintes informações:

●    Nome da disciplina cursada.

●    Nome da disciplina equivalente do PPGET.

●    Carga horária da disciplina cursada.

●    Curso no qual a disciplina foi cursada.

●    Ementa da disciplina cursada.

●    Histórico ou outro documento oficial contendo o rendimento na disciplina cursada.

A solicitação será apreciada pelo colegiado do curso.

5)    Pedido de prorrogação de prazo para defesa de dissertação:

De acordo com o regimento do PPGET, todo aluno tem até 24 meses para cumprir todos os requisitos para receber o título de mestre. Caso não seja possível realizar a defesa em 24 meses o aluno deve enviar um documento de solicitação de prorrogação de, no máximo 6 meses, com justificativa e anuência do orientador. A solicitação será apreciada pelo colegiado.

6)    Solicitação de agendamento de defesa de qualificação:

O aluno deve encaminhar um e-mail para Secretaria de Pós-graduação (dippg.secretaria@ifce.edu.br) e uma cópia do mesmo para a Coordenação (ppget.fortaleza@ifce.edu.br) e para o orientador contendo as informações abaixo.

●    Nome completo aluno (a). 

●    Título da dissertação. 

●    Nome do orientador (a).

●    Membros internos da banca: Nome, CPF, Instituição de origem, E-mail e Telefone.

●    Membros externos da banca: Nome, CPF, Instituição de origem, E-mail e Telefone. 

●    Data da apresentação. 

●    Hora da apresentação.                            

●    Local ou Link da Defesa. 

7)    Solicitação de agendamento de defesa de dissertação:

Para solicitação de agendamento da defesa de dissertação o aluno deve ter cumprido toda a carga horária mínima de 24 créditos e ter sido aprovado na qualificação e estar matriculado em dissertação.

Para início do processo, o aluno deve encaminhar um e-mail para Secretaria de Pós-graduação (dippg.secretaria@ifce.edu.br) com cópia para a Coordenação (ppget.fortaleza@ifce.edu.br) e para o orientador contendo as informações abaixo.

●    Nome completo aluno (a). 

●    Título da dissertação. 

●    Nome do orientador (a).

●    Membros internos da banca: Nome, CPF, Instituição de origem, E-mail e Telefone.

●    Membros externos da banca: Nome, CPF, Instituição de origem, E-mail e Telefone. 

●    Data da apresentação. 

●    Hora da apresentação.                            

●    Local ou Link da Defesa. 

8)    Pedido de expedição de diploma

Para solicitação de expedição de diploma, o aluno deve ter cumprido toda a carga horária de disciplinas (24 créditos de disciplinas e 6 créditos de dissertação), ter defendido a dissertação e esta tenha sido aprovada pela banca examinadora. Após a defesa da dissertação o aluno realiza as correções (considerações feitas pela banca) e envia um e-mail para a coordenação (ppget.fortaleza@ifce.edu.br) com cópia para o orientador que dará ciência que o documento da dissertação está em acordo.

Para o processo de expedição de diploma o aluno deve enviar um e-mail para a Secretaria de Pós-graduação (dippg.secretaria@ifce.edu.br) com cópia para a Coordenação (ppget.fortaleza@ifce.edu.br) solicitando o procedimento para abertura do processo. A secretaria repassará ao estudante todas as informações necessárias.

O fluxo do processo de solicitação de expedição do Diploma inicia na Secretaria de Pós-graduação, conforme abaixo:

a) O/A Aluno/a envia o pedido de expedição de Diploma e entrega a versão final da Dissertação (digital) à Secretaria de Pós-graduação (dippg.secretaria@ifce.edu.br).

b) A Secretaria de Pós-graduação abre e encaminha via SEI/IFCE os processos de expedição do Diploma e entrega da Dissertação à Coordenação do Curso para análise de atendimento dos critérios.

c) A Coordenação do curso despacha no processo da Dissertação que Dissertação atendeu os requisitos e envia o processo à Coordenação da Biblioteca do campus Fortaleza (CBIBLIO-FOR).

d) A Coordenação do curso despacha no processo de Diploma que o/a aluno/a cumpriu as exigências/requisitos e que não tem pendências com o programa de Pós-Graduação e envia o processo à Secretaria de Pós-graduação (SECPPG).

e) Secretaria providencia o encaminhamento para impressão, e entrega do Diploma, por fim, conclusão do processo de Expedição do Diploma e

f) Biblioteca emite documento de aceite da Dissertação e publicação no repositório institucional.

9)    Proficiência em Língua Estrangeira

O aluno deve demonstrar proficiência em língua estrangeira em até 24 (vinte e quatro) meses do seu ingresso como aluno regular. O curso viabiliza anualmente uma prova em língua inglesa de interpretação de texto em temas relacionados com Telecomunicações. Para recebimento do diploma o aluno precisa comprovar a aprovação no teste de proficiência em língua inglesa.

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