Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

IFCE

Internacionalização

publicado: 19/01/2022 14h30,
última modificação: 19/01/2022 14h31
  • Cooperação (nacional e internacional)

Em 2019 o professor Glendo de Freitas Guimarães iniciou estágio pós-doutoral na Universidade de Borgonha/França, onde estão previstos desenvolvimentos de pesquisas na área de nanofotônica no âmbito teórico e experimental. Também estão previstos intercâmbios de pesquisadores, professores e estudantes.

O grupo de nanofotônica do laboratório – Laboratoire Interdisciplinaire Carnot de Bourgogne – do departamento de Fotônica (Photonics Department) da universidade de Borgonha (Université de Bourgogne) tem grande experiência teórica e experimental no desenvolvimento de nanoestruturas metálicas para aplicações e estudos na área de Óptica e Fotônica, estrutura laboratorial composta por diversos equipamentos necessários para os estudos propostos neste projeto. O grupo tem publicado diversos trabalhos em periódicos de alto impacto com reconhecimento internacional.  

Também será realizado em janeiro de 2020 uma missão de pesquisa de curta duração no exterior a ser executada pelos docentes Glendo de Freitas Guimarães (membro permanente), Fábio Alencar Mendonça (membro permanente), Danilo Sousa Rocha (colaborador externo), Francisco Tadeu de Carvalho Belchior Magalhães (ex-aluno do PPGET) em duas instituições francesas, a saber: Laboratoire Interdisciplinaire Carnot de Bourgogne (ICB) da Universidade de Bourgogne, localizado em Dijon (local onde o professor Glendo realiza estágio pós-doutoral), França, e Laboratoire d’Informatique, Signaux et Systèmes de Sophia Antipolis (I3S) da Universidade Côte d’Azur, localizado em Nice, França. A missão de pesquisa no exterior visa propiciar a internacionalização da produção científica, tecnológica e cultural gerada no país, bem como estabelecer parcerias/colaborações entre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações – PPGET/IFCE e instituições estrangeiras. O docente proponente atualmente compõe o quadro de professores colaboradores do PPGET/IFCE, com sede no campus Fortaleza, onde orienta/co-orienta pesquisas que estão sendo realizadas junto ao Laboratório de Fotônica, incluindo a dissertação do discente Francisco Diego Paulino Boto Cruz, regularmente matriculado no PPGET.

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará está envolvido no processo de evolução do PPGET, entre outras ações, elencamos a criação de edital interno para fomento de internacionalização dos programas de pós-graduação. Como apresentado no parágrafoa anterior, entre 2019 e 2020, por meio do edital foi possível qualificar um docente com pós-doutorado na França e um pesquisador colaborador, onde, deste processo, resultaram parcerias na Université de Bourgogne e Université Côte d’Azur. Destaca-se que, já está previsto para 2022 a participação de 2 alunos do PPGET em período de pesquisa nestas universidades.

O PPGET está em colaboração com o pesquisador João Alexandre Lobo Marques, filiado à Universidade de San Joseph em Macau, China em tratativas para consolidar parceria.

Em 2017, docentes do PPGET são fundadores do periódico internacional Journal of Mechatronics Engineering, link: http://ifce.edu.br/jme, ISSN: 2595-3230, número DOI: 10.21439. Em 2018 foram publicadas 3 edições (abril, outubro e dezembro), totalizando 6 artigos publicados. Em 2019 foram feitas mais três edições deste periódico e em 2020, mais duas edições. 

O PPGET publicou, em sua grande maioria, em periódicos internacionais em língua inglesa (98 de 120 artigos publicados, 81%).

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish