Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

IFCE

Linhas de Pesquisa

Micro-ondas e Óptica Integrada

Desenvolvem pesquisas em antenas, radiopropagação, micro-ondas, instrumentação, sistemas de transmissão digital, sistemas de comunicações móveis celulares, sistemas de comunicações via satélite, redes de comunicações, processamento de sinais para comunicações, fibras ópticas, fibras fotônicas, circuitos ópticos planares, propagação de luz no espaço livre, dispositivos ópticos/eletro-ópticos integrados, além da integração entre os sistemas ópticos e de micro-ondas.

Informação Quântica

A informação quântica estuda sistemas e dispositivos quânticos, segurança de dados em redes de comunicações, computação quântica e reversível, protocolos e dispositivos para comunicação quântica em redes ópticas, nanotecnologia computacional, nanodispositivos e nanomateriais e nanoeletrônica. Trata-se de um tema amplo e multidisciplinar, com integração e afinidades com diversos ramos das Engenharias, demais Ciências Exatas e da Terra, da Saúde, fotônica, nanotecnologia, dentre outras.

Processamento de Sinais

Aborda o estudo de algoritmos e estruturas em hardware para diferentes aplicações, em especial na área de telecomunicações. A pesquisa é realizada para melhorar o desempenho dos atuais algoritmos ou desenvolvimento de novos algoritmos e estruturas de processamento de sinais. Os projetos a serem desenvolvidos estão envolvidos com aplicações que incluem processamento de imagens, processamento de dados em telecomunicações (sistemas SISO ou MIMO), processamento de sinais acústicos, processamento de sinais biomédicos, filtragem adaptativa, detecção, estimação, classificação de sinais, reconhecimento de padrões, otimização de sistemas, modelos estatísticos lineares e não lineares, inteligência computacional e robótica móvel.

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish