Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

IFCE

Projetos de pesquisa

Projetos


Descrição

O Brasil vem investindo na expansão do território nacional e captação de recursos minerais, como o petróleo da camada pré-sal. Somente a Petrobras investiu 42,9 bilhões de dólares no ano de 2012. Este cenário cria uma nova necessidade na qual o país está começando a investir, o da robótica aquática. O estado do Ceará, de acordo com a FINEP, é um dos estados que está mais avançado em robótica aquática. Entre os projetos em execução no estado, pode-se destacar uma iniciativa acadêmica industrial por uma rede de P&D e a empresa ARMTEC que estão trabalhando em projetos de robótica autônoma submarina e de superfície. O projeto é oriundo de uma parceria entre o IFCE, a UNIFOR e a ARMTEC no desenvolvimento de tecnologia de comunicação submarina para atendimento de demandas do setor de P&G. Entre os desafios existentes, a área de comunicação acústica ainda é pouco estudada no Brasil. O presente projeto traz uma abordagem incremental no desenvolvimento de uma rede de comunicação acústica aplicada a rede heterogenia de robôs aquáticos e unidades fixas de comunicação. Entre os resultados esperados tem-se o estudo e desenvolvimento de simulador por modelagem computacional de redes de sensores sem fio (RSSF) por comunicação acústica subaquática considerando diferentes topologias de RSSF e modelagem multivariável para cálculo da atenuação do sinal no canal de acesso ao meio. O projeto gerará um simulador físico em processamento paralelo utilizando módulos microcontrolados/microprocessados para gerar uma rede análoga a RSSF em comunicação acústica subaquática. O foco deste projeto é consolidar a inserção do IFCE em uma dos campos mais críticos para controle ambiental e de produção de energia em ambientes aquáticos, como é o caso da camada pré-sal. Para a execução deste projeto de pesquisa e inovação, haverá a cooperação entre o IFCE, a Universidade Fortaleza e a empresa ARMTEC. Palavras-chave: Comunicação Acústica, Robótica, Redes de sensores sem fio e Simulação.

Integrantes

Francisco José Alves de Aquino (Coordenador) – Antônio Roberto Lins de Macedo – José Wally Mendonça Menezes – Régis Cristiano Pinheiro Marques – Ajalmar Rêgo da Rocha Neto – Antônio Roberto Menescal de Macêdo – Henrique Sokal – Erick Moura de Abreu.

Financiador(es)

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro

Período: 2014 – Atual

Descrição

O projeto Nanotecnologia para o Tratamento do Câncer (Nano-Anticâncer) tem como meta iniciar, aprimorar e expandir a interação de grupos de pesquisa no Nordeste visando: (i) a síntese e caracterização de nanopartículas (PLGA, CaCO3, etc) e fármacos anti-câncer; (ii) prototipagem destas nanopartículas para entrega dos fármacos (drug delivery) anticâncer tais como imatinib, desatinib, β-lapachona, tambjamina e derivativos visando o tratamento mais efetivo (maior potência, menos efeitos colaterais) de diversos tipos de câncer; (iii) simulações computacionais de como estes fármacos anticâncer são ligados aos nanossistemas, e consequentemente melhor poder sugerir como controlar de forma mais eficiente a entrega de drogas anticâncer através de nanosistemas; (iv) desenvolvimento de protocolos para estudar o funcionamento em nível molecular dos fármacos com a meta da descoberta de derivativos mais efetivos, o que será realizado através do estudo através da bioquímica quântica das interações dos diferentes fármacos com os sítios ativos de diversas proteínas alvo. O objetivo principal desta proposta é a preparação de uma série de protótipos nanopartícula-droga para entrega seletiva de fármacos usados no tratamento de dois tipos de câncer, especificamente leucemia e câncer de próstata, usando técnicas de caracterização físicas e químicas, simulações computacionais em diversos níveis (docking, clássico, semiempírico, quântico) , além de ensaios in vitro e in vivo, para a compreensão e o desenvolvimento de sistemas nanométricos conjugados com as drogas anticâncer. As linhas principais da proposta são: (1) síntese e caracterização de nanopartículas e sistemas de nanopartículas contendo drogas anticâncer, com o desenvolvimento de protótipos para melhorar a eficiência do tratamento da doença usando nanotecnologia; técnicas experimentais tais como espectroscopia no infravermelho, espectroscopia Raman, espectroscopia de absorção e luminescência, ressonância magnética nuclear.

Integrantes

Ewerton Wagner Santos Caetano (Coordenador) – Eveline M. Bezerra – Josias Valentim Santana – Roner Ferreira da Costa – Francisco Adilson M. Sales – Pedro de Lima Neto – Valder N Freire – Cláudia O. Pessoa – Eufrânio Nunes da Silva Júnior – Jairo Diniz Filho – Paulo Michel Pinheiro Ferreira – Ana Carolina Landim Pacheco – Marcília Pinheiro da Costa – Bruno Coelho Cavalcanti – Francisco Washington Araújo Barros Nepomuceno – Anderson Clayton Sá Feitosa – Fátima De Cássia Evangelista de Oliveira – Alison de Sousa Rebouças – Francisco Wirley Paulino Ribeiro – Thiago Mielle Brito Ferreira Oliveira – Glaydson Leandro Farias Mendonça.

Financiador(es)

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro

Período: 2012 – Atual

Descrição

Desenvolvimento de Sensor Óptico baseado em fibras e sensores de Bragg para caracterização de leite e água.

Integrantes

José Wally Mendonça Menezes (Coordenador) – Glendo de Freitas Guimarães – Wilton Bezerra de Fragra – Fábio Alencar Mendonça – Glaucionor Lima de Oliveira – Átila Timbó.

Financiador(es)

Financiadora de Estudos e Projetos – Auxílio financeiro / Focus Informática – Auxílio financeiro / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Período: 2012 – Atual

Descrição

Desenvolver um sistema de baixo custo capaz de efetuar a medição, monitoramento, registro e transmissão da variabilidade cardíaca de um paciente utilizando smartphones.

Integrantes

Auzuir Ripardo de Alexandria (Coordenador) – Ajalmar Rego da Rocha Neto – José Wally Mendonça Menezes – Atila Pereira Timbó.

Financiador(es)

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Período: 2013 – Atual

Descrição

Fonte de Acionamento de Magnetron Pulsado: KLD – Biosistemas Equipamentos Eletrônicos.

Integrantes

Antônio Sérgio Bezerra Sombra (Coordenador) – Glendo de Freitas Guimarães – José Wally Mendonça Menezes – Wilton Bezerra de Fragra – Fábio Alencar Mendonça – Glaucionor Lima de Oliveira – Pedro Klécius Farias Cardoso.

Período: 2012 – Atual

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish