Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

IFCE

Estrutura Curricular

Disciplinas

O ProfEPT prevê 480 (quatrocentos e oitenta) horas de atividades didáticas, correspondentes a 32 (trinta e dois) créditos, assim distribuídos:

I. Disciplinas obrigatórias: 16 créditos ou 240 horas
II. Disciplinas eletivas: 6 créditos ou 90 horas
III. Estágio/orientação de pesquisa: 10 créditos ou 150 horas

Obrigatórias

Disciplina: Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica
Carga Horária: 60 horas
N° de Créditos: 4
Ementa: A busca da rearticulação entre trabalho e educação para uma formação humana integral ou omnilateral. As mudanças no mundo do trabalho e as novas exigências formativas dos trabalhadores em uma perspectiva de emancipação dos sujeitos. O trabalho como princípio educativo. Trabalho simples e trabalho complexo. A relação entre o ambiente acadêmico/escolar e o setor produtivo: os desafios de superação do capitalismo dependente brasileiro. O ensino médio integrado como travessia para a politecnia ou educação tecnológica. A Educação de Jovens e Adultos e sua articulação com a Educação Profissional e Tecnológica.


Disciplina: Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem
Carga Horária: 60 horas
N° de Créditos: 4
Ementa: Paradigmas do conhecimento, teorias educacionais e teorias do ensino. Objetivos da educação e mundo contemporâneo. A pedagogia crítica e o embate teórico com as teorias educacionais contemporâneas. Teorias pedagógicas, processos formativos e suas implicações nas práticas educativas, na formação de professores e na gestão organizacional de processos educativos na educação profissional e tecnológica.


Disciplina: Metodologia de Pesquisa
Carga Horária: 60 horas
N° de Créditos: 4
Ementa: Ciência e senso comum. Pesquisa em Educação. Características da pesquisa em Mestrados Profissionais na área de Ensino. Métodos e técnicas de pesquisa. Estruturação de projetos e elaboração de relatórios de pesquisa. Produto educacional. Ética na pesquisa.


Disciplina: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica
Carga Horária: 60 horas
N° de Créditos: 4
Ementa: Análise dos fundamentos da organização dos trabalhos pedagógicos na EPT, em suas diferentes modalidades de ensino. Tendências do ensino e da aprendizagem na EPT. A gestão de sala de aula. O projeto pedagógico. Métodos de planejamento e execução das atividades docentes. Metodologias para a criação de um ambiente inclusivo na sala de aula. Aprendizagem dialógica.


Disciplina: Gestão e Organização dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica
Carga Horária: 60 horas
N° de Créditos: 4
Ementa: Organização e gestão da escola: os professores e a construção coletiva do ambiente de trabalho. Fundamentos de uma gestão escolar participativa e democrática. Escola e Projeto Político Pedagógico. Relação entre gestão pedagógica (central), administrativa e de recursos humanos. Objetivos da escola e as práticas de organização e gestão com foco na melhoria da aprendizagem. Os professores na organização e gestão escolar. Ações para a prática de gestão participativa e de gestão da participação.


Estágio Supervisionado e Orientação de Pesquisa

Disciplina: Seminário de Pesquisa
Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa: Atualidade das pesquisas em ensino e educação. Estudo das temáticas que envolvem as linhas de pesquisa do programa, tendo como foco o desenvolvimento de pesquisa aplicada aos processos de ensino, em espaços formais e não formais, ao desenvolvimento e análise de materiais didáticos e ao uso de tecnologias para melhoria do processo de ensino e de aprendizagem.


Disciplina:Redação de Projeto de Pesquisa
Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa: Desenvolvimento do projeto de trabalho de conclusão de curso com vistas ao exame de qualificação.


Disciplina: Prática de Ensino Orientada
Carga Horária: 60 horas
N° de Créditos: 4
Ementa: Realização de práticas de ensino orientadas, nos diferentes espaços educacionais relacionados à Educação Profissional e Tecnológica, articuladas ao desenvolvimento de produto educacional, objeto da pesquisa de mestrado.


Disciplina: Prática de Pesquisa Orientada
Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa: Desenvolvimento orientado da pesquisa de mestrado com foco no desenvolvimento e validação do produto educacional. Coleta de informações. Construção de referencial teórico. Análise de informações. Escrita de relatório final na forma de dissertação ou artigo.


Eletivas

Disciplina: Diversidade e Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica
Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa: Juventude e inserção social. Culturas juvenis. Juventude, educação e mundo do trabalho. Socialização juvenil. Juventude e contemporaneidade.


Disciplina: História da Ciência, da Técnica e da Tecnologia
Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa: Da técnica à engenharia, da antiguidade à Idade Moderna. Técnicas indígenas. A Mineração. A Eletrotécnica. A Construção Civil. A Mecânica. A Informática. Energia e Tecnologia.


Disciplina: Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica
Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa: Formação de professores para a EPT no contexto atual. Políticas de formação de professores e as relações educação, trabalho e sociedade. Estado da arte da formação de professores. Saberes profissionais docentes. Temas recorrentes e temas silenciados: perspectivas para a prática da pesquisa.


Disciplina: Espaços Não Formais na Educação Profissional e Tecnológica
Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa: Definições de espaços não-formais, formais e informais de educação. Exemplos de espaços não-formais. Histórico dos espaços não-formais de educação no Brasil e comparativo metodológico com seus equivalentes em outros países. O espaço da educação não-formal e os processos de desenvolvimento e aprendizagem. Educação não formal e a participação da sociedade civil nos processos educativos. O ambiente de trabalho como um espaço não formal de educação.


Disciplina: Educação do Campo
Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa:Educação do Campo dentro da conjuntura atual. Nova realidade do rural no Brasil, inserido no contexto internacional, reconhecendo os conflitos e as implicações dos conceitos de Educação rural x Educação no campo x Educação do campo, e o processo histórico da construção de um novo paradigma em educação emancipadora. Desafios e as necessidades da Pedagogia da alternância frente à escola tradicional institucionalizada.


Disciplina: Educação e Tecnologias
Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa: O papel da educação na sociedade contemporânea em suas relações com as tecnologias digitais em rede. Tecnologia e mediação pedagógica. Análise de recursos tecnológicos como recursos pedagógico-didáticos e suas aplicações no ensino profissional e tecnológico. O trabalho pedagógico on-line. Elaboração de projetos de ensino com utilização de tecnologias digitais em rede. Desenvolvimento de projetos e protótipos aplicados ao ensino profissional e tecnológico.


Disciplina:Educação de Jovens e adultos
Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa: A configuração do campo da EJA: a diversidade dos sujeitos; a afirmação do direito à educação; história e memórias; a relação educação de jovens e adultos e trabalho. Paulo Freire: Contribuições para pensar a prática da EJA no Brasil. Trabalho, Ciência, Cultura e Tecnologia como dimensões da formação humana na EJA e na Educação Profissional. Características da aprendizagem e estratégias de ensino para adultos. Educação de jovens e adultos e Educação Profissional: a confluência de duas modalidades. Implicações das especificidades da EJA na organização do trabalho pedagógico e na gestão educacional da EPT.


Disciplina: Políticas Públicas em Educação Profissional e Tecnológica
Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa: Concepções e bases conceituais sobre Estado e políticas educacionais no Brasil; análise de políticas em educação profissional, educação básica, educação de jovens e adultos e formação docente; produção histórica das políticas e das bases legais da educação básica, da educação profissional, da educação de jovens e adultos e da formação docente.


Disciplina: Tópicos Especiais em Educação Profissional e Tecnológica
Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa: Essa disciplina visa apresentar tópicos especiais em Educação Profissional e Tecnológica, em caráter extraordinário. Visa trabalhar a construção de artigos científicos e tecnológicos, como também produtos tecnológicos gerados pelos estudos. Poderá ser ofertada a qualquer momento conforme demanda específica e aprovação da Comissão Acadêmica Local de cada Instituição Associada.


Disciplina: Produção de Recursos Educacionais
Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa: Relação entre recursos educacionais e metodologias de ensino na EPT. Recursos educacionais impressos na EPT: características; produção; utilização. Recursos educacionais digitais na EPT: características; produção; utilização. Recursos educacionais alternativos: jogos; maquetes; vídeos; softwares; experimentos; outros. Produção, avaliação e utilização de sequências didáticas. Desenvolvimento de atividades baseadas em problemas e investigações.


Disciplina: Currículo e Formação Integrada
Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa: Concepções e histórico de Currículo. Trajetória histórica da educação profissional no Brasil na perspectiva de sua integração com a educação básica – elementos essenciais à compreensão do processo curricular. Concepções e princípios do currículo do Ensino médio integrado à Educação profissional: regular e modalidade EJA. Elementos estruturantes de um currículo integrado.


Disciplina: Diversidade e Inclusão
Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa: Estudos acerca da trajetória histórica da inclusão educacional – da década de 1990 até a contemporaneidade. Educação Inclusiva. Diversidade Cultural. Diversidade e Currículo. Reflexões acerca do papel da escola na inclusão dentro da perspectiva da diversidade.


Disciplina: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa: Origens dos estudos com o enfoque “Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente” (CTS/CTSA) no Brasil e no mundo. Relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Questões éticas e políticas. Diferentes perspectivas da abordagem CTSA. Configurações curriculares mediante o enfoque CTSA. O enfoque CTSA e a Educação Profissional e Tecnológica. Propostas metodológicas com ênfase CTS para o ensino profissional e tecnológico.


Disciplina: Avaliação nos Espaços Educativos
Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa: Avaliação da/na escola. Ensino e suas relações com a avaliação da aprendizagem. Objetivos educacionais e avaliação. Avaliação formativa. Alternativas propositivas no campo da avaliação. As relações pessoais na escola e a avaliação. Instrumentos de avaliação.

hemp gummies in oklahoma natural cbd products houston best cbd supplement for pain will ky va give cbd foe pain are cbd products being pulled from the shelves in maine medallion greens cbd gummies legit garden of life extra strength cbd gummies 25mg delta 8 thc gummies benefit brow bar myer brisbane cbd exhale gummies delta 9 gummies thc candy squares will cbd for knee pain torch gummies delta 9 cbd gummies cause stomach issues cbd gummies blissful aura rehen cbd gummies best thc gummies to help you sleep does gelsons carry cbd products medterra cbd gummies sleep tight fun drops cbd gummies where to buy thc gummies ohio school lavender cbd products cbd products are good sugar free thc gummy recipe cbd gummies price rvd cbd gummies hempzilla cbd gummies cbd thc products vegas thc cbd gummy edibles cbd products alexandria mn hemp cbd product information thc gummy and sleep medications uno cbd gummies for diabetes will cbd help with social anxiety diamond head cbd products wall street journal cbd gummies should i talk to my pain management doc about cbd cbd pain cremes cheap delta 9 gummies taking thc gummies for anxiety
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish