Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

IFCE

Dissertações e Produtos Educacionais – PROFEPT

2020

Dissertações defendidasProdutos educacionaisAutor(a)Orientador(a) e Co-orientador(a)
O ESTUDO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONALE-BOOK: CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIAEdilene Rodrigues AraújoSolonildo Silva e Sandro Jucá
INCLUSÃO EDUCACIONAL: A ACESSIBILIDADE DOS USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E/OU MOTORA DA BIBLIOTECA DO IFCE – CAMPUS FORTALEZA“GUIA DE ACESSIBILIDADE: INFORMAÇÃO E INCLUSÃO”Erika Cristiny Brandão Ferreira BarbosaHeloísa Beatriz Cordeiro Moreira e  Solonildo Almeida da Silva
TRANSFOBIA NA EDUCAÇÃO: OS DESAFIOS DE ESTUDANTES TRANSGÊNEROS FEMININO NO COTIDIANO ACADÊMICO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – IFCE – CAMPUS DE FORTALEZAPLANO DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À TRANSFOBIA NO IFCEÉrika Fabíola de Araújo RibeiroElenilce Gomes de Oliveira
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO CEARÁ: TENCIONANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADAS.GUIA DE AULAS DE CAMPO DE GEOGRAFIA INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIOFrancisco Eugenys Medeiros da SilvaAntônia de Abreu de Sousa
POLO DE INOVAÇÃO IFCE E A METODOLOGIA PBL (CONTEÚDO DIGITAL): O USO DA METODOLOGIA PBL NOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEMPOLO DE INOVAÇÃO IFCE E A METODOLOGIA PBL: O USO DA METODOLOGIA PBL NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEMHeveline Cristina Alves de Vasconcelos FlorambelSolonildo Almeida da Silva e Sandro César Silveira Jucá
ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA SOBRE ÉTICA EM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICACARTILHA ÉTICA E PESQUISA NA EPTPedro Bruno Silva LemosFrancisco José Alves de Aquino
ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ: CONSTRUÇÃO DE UM GUIA DE ORIENTAÇÃO DA GINÁSTICA LABORALGUIA DE ORIENTAÇÃO DA GINÁSTICA LABORALRaimundo Fernandes da SilvaHeloísa Breatriz Cordeiro Moreira
ESTUDO SOBRE A IDENTIDADE E MEMÓRIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – CAMPUS UBAJARAPORTAL: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM UBAJARASaulo Ramos de FreitasFrancisco Aquino

2019

Dissertações defendidasProdutos educacionaisAutor(a)Orientador(a) e Co-orientador(a)
ECOS DA EPT – A EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS TÉCNICOS: DIAGNÓSTICO, NÚMEROS E PROPOSTAS PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO TÉCNICO – UM ESTUDO DE CASO SOBRE A REALIDADE DO IFPI – PARNAÍBA“MANUAL DE COMBATE A EVASÃO NO ENSINO TÉCNICO DO IFPI – PARNAÍBA: DIAGNÓSTICO, NÚMEROS E PROPOSTAS PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO TÉCNICO”Alcemir Horácio RosaFrancisco José Alves de Aquino
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕESGUIA DIDÁTICO – MEIO AMBIENTE : PROPOSTA DE ENSINO DE MEIO AMBIENTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADOAmanda Coelho HonórioJefferson Queiroz Lima
ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POR UMA ABORDAGEM ONTO-HISTÓRICA DA CATEGORIA TRABALHOOS FUNDAMENTOS E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHOAmanda Duarte LimaSolonildo Almeida da Silva e Sandro César Silveira Jucá
PLATAFORMA CIBERLITERATURA: INSERÇÃO DAS TICS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESAPLATAFORMA CIBERLITERATURAAngelica Benício AlvesSandro César Silveira Jucá e Solonildo Almeida da Silva
ANÁLISE CRÍTICA DOS ENTRAVES DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR E EDUCACIONAL NO IFCE: PERSPECTIVAS DE SUPERAÇÃOPSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO IFCE: ANÁLISE DOS ENTRAVES DA ATUAÇÃOAntonio Alan Vieira CardosoElenilce Gomes de Oliveira
INTEGRAÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM FABRICAÇÃO MECÂNICA COM AS DISCIPLINAS FÍSICA E QUÍMICAFÍSICA E QUÍMICA INTEGRADAS AO CURSO TÉCNICO DE FABRICAÇÃO MECÂNICAConsolação Linhares de Carvalho CoelhoAntonia de Abreu Sousa
ENSINO DE DESENHO: UMA PROPOSTA DE EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICADESENHO ARQUITETÔNICO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL: EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARESDenise Vidal Gadelha FormighieriJefferson Queiroz Lima e Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira
ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ENFOQUE DE CLASSEFLUXOGRAMA DE ACOMPANHAMENTO: UMA FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA ATENÇÃO AO ESTUDANTE COTISTAElaine Vieira da SilvaElenilce Gomes de Oliveira
ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA: ACERVO ONLINE SOBRE O PROCESSO HISTÓRICO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁACERVO ONLINE: ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA DO IFCEFrancineuma Guedes Cândido Sandro César Silveira Jucá e Solonildo Almeida da Silva
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – CAMPUS CANINDÉCARTA DE PRINCÍPIOS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADOFrancisca Samara MarcolinoPatrícia Ribeiro Feitosa Lima
MARCAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NAS TRAJETÓRIAS DE VIDAS DE VIDA DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ /CAMPUS FORTALEZA EVIDENCIADAS EM UM DOCUMENTÁRIOMARCAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONALFrancisco das Chagas Torres de OliveiraSamuel Brasileiro Filho
A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS BACABAL: CAMINHOS PARA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADOCADERNO PEDAGÓGICO: PROJETOS INTEGRADORESGabriella Brito RosaFrancisco Régis Vieira Alves
FATORES PSICOSSOCIAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO DOS SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – IFCEFATORES PSICOSSOCIAIS DO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL.Glaucimar Honório LuzHeloísa Beatriz Cordeiro Moreira
ACESSIBILIDADE NO IFCE: DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES SURDOSCURSO BÁSICO DE LIBRASHellenvivian de Alcântara BarrosFrancisco Régis Vieira Alves
CONSOLIDAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO TECNOLÓGICO SUPERIOR1. VÍDEO-CLIPES O GRITO DA TERRA E REDUZA, RECICLE, REUSE2. MÚSICA ONDA AMBIENTAL E CADA UM NO SEU CONTÊINER3. BLOG IDEIA AMBIENTALIvia Eline Farias Dias Francisco José Alves de Aquino
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ – IFCEGUIA DE ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS – A DOCÊNCIA NO IFCE: SOBRE MEMÓRIAS E SABERESJoanna Aretha SilveiraBárbara Suellen Ferreira Rodrigues
CONSTRUÇÃO DE UMA PERSPECTIVA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE TECNOLOGIA EM AGROINDÚSTRIA DO IFCE – CAMPUS UBAJARAPROJETO INTERDISCIPLINAR CAJUÍNAKatiana Macedo Cavalcante de PaulaHeloísa Beatriz Cordeiro Moreira
A INFLUÊNCIA DA MEDITAÇÃO NO NÍVEL DE ESTRESSE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – IFCEMEDITAÇÃO GUIADALia de Almeida RoccoPatrícia Ribeiro Feitosa Lima
FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES: UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICACADERNO ORIENTADOR : CONSTRUÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICAMarcelo Wilton Vieira LopesSamuel Brasileiro Filho
MANUAL DIDÁTICO PARA O DESVELAMENTO DA PRECARIZAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DO ESTADO DO CEARÁ NA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITALMANUAL DIDÁTICO PARA A COMPREENSÃO DA PRECARIZAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DO ESTADO DO CEARÁ NA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITALMaria Elly Krishna dos Santos Pereira Solonildo Almeida da Silva e Sandro César Silveira Jucá 
ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO UM CAMINHO PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRADA ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO UM CAMINHO PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRADARogério Félix de MenezesBárbara Suellen Ferreira Rodrigues e Patrícia Ribeiro Feitosa Lima
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO : UMA PROPOSTA COLABORATIVAPROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: CONCEPÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICASônia PedroniNatal Lânia Roque Fernandes
CONTRIBUIÇÕES DO MOVIMENTO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIOGUIA DIDÁTICO: COMO ELABORAR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INTERATIVAS NA PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE – CTSTarcísio Melo JúniorSamuel Brasileiro Filho
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO IFPI CAMPUS TERESINA ZONA SULCADERNO PEDAGÓGICO: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADOThays Ribeiro Torres Magalhães XavierNatal Lânia Roque Fernandes
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish