1) Links e contatos importantes:
- Site IFCE: www.ifce.edu.br (Informações sobre a instituição).
- Site PPGET: https://ifce.edu.br/fortaleza/ppget (Informações sobre o curso).
- Site acadêmico: https://qacademico.ifce.edu.br/ (Plataforma de gerenciamento dos cursos, disciplinas, declarações, históricos e etc.).
- Site Pró-reitoria de Ensino (PROEN): https://ifce.edu.br/proen.
- Site Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI): https://ifce.edu.br/prpi.
- E-mail coordenação do curso: ppget.fortaleza@ifce.edu.br.
- E-mail secretaria da pós-graduação: dippg.secretaria@ifce.edu.br.
- E-mail coordenador do curso: glendofreitas@ifce.edu.br.
- E-mail vice coordenador do curso: auzuir@ifce.edu.br .
2) Matrícula:
a. Novos:
Os estudantes novatos realizam suas matrículas enviando a documentação destacada abaixo em formato de arquivo pdf para o e-mail da secretaria da pós-graduação (dippg.secretaria@ifce.edu.br). A secretaria da pós-graduação realizará a matrícula junto ao sistema acadêmico do IFCE.
Documentação necessária:
• Documento oficial de identificação (formato PDF);
• CPF (PDF);
• Comprovante de endereço (PDF);
• Ficha de matrícula preenchida (anexo) (PDF);
• Certificado de quitação com o serviço militar, se do sexo masculino e maior de 18 anos (PDF);
• Certidão de quitação eleitoral, se maior de 18 anos (art. 14 §1o, I da CF/88) (PDF);
• Histórico escolar (PDF);
• Certificado de conclusão da graduação (PDF);
• 1 foto digital estilo 3×4 com fundo branco (formato JPEG) e
• Formulário de adesão ao Ensino Remoto, preencha com as informações que dispõe (anexo) (PDF).
b. Veteranos:
Os estudantes veteranos devem realizar a matrícula todo semestre de forma on-line no sistema acadêmico (Obs.: O estudante não matriculado está sujeito ao desligamento junto ao PPGET).
c. Trancamento e readmissão:
Os processos de trancamento de matrícula e readmissão de aluno deverão ser avaliados Colegiado do Curso, ouvido o orientador, observados os prazos máximos estabelecidos (30 meses) para finalização do curso.
3) E-mail institucional:
Todo estudante do IFCE tem acesso a um e-mail institucional (@ifce.edu.br). Este e-mail é utilizado no cadastro na plataforma de ensino classroom onde hoje estão sendo organizadas as atividades das disciplinas dos cursos do IFCE.
4) Pedido de aproveitamento de disciplinas:
Para solicitação de aproveitamento de disciplina o aluno deve enviar e-mail para a Coordenação (ppget.fortaleza@ifce.edu.br) e a Secretaria da Pós-graduação (dippg.secretaria@ifce.edu.br) com as seguintes informações:
● Nome da disciplina cursada.
● Nome da disciplina equivalente do PPGET.
● Carga horária da disciplina cursada.
● Curso no qual a disciplina foi cursada.
● Ementa da disciplina cursada.
● Histórico ou outro documento oficial contendo o rendimento na disciplina cursada.
A solicitação será apreciada pelo colegiado do curso.
5) Pedido de prorrogação de prazo para defesa de dissertação:
De acordo com o regimento do PPGET, todo aluno tem até 24 meses para cumprir todos os requisitos para receber o título de mestre. Caso não seja possível realizar a defesa em 24 meses o aluno deve enviar um documento de solicitação de prorrogação de, no máximo 6 meses, com justificativa e anuência do orientador. A solicitação será apreciada pelo colegiado.
6) Solicitação de agendamento de defesa de qualificação:
O aluno deve encaminhar um e-mail para Secretaria de Pós-graduação (dippg.secretaria@ifce.edu.br) e uma cópia do mesmo para a Coordenação (ppget.fortaleza@ifce.edu.br) e para o orientador contendo as informações abaixo.
● Nome completo aluno (a).
● Título da dissertação.
● Nome do orientador (a).
● Membros internos da banca: Nome, CPF, Instituição de origem, E-mail e Telefone.
● Membros externos da banca: Nome, CPF, Instituição de origem, E-mail e Telefone.
● Data da apresentação.
● Hora da apresentação.
● Local ou Link da Defesa.
7) Solicitação de agendamento de defesa de dissertação:
Para solicitação de agendamento da defesa de dissertação o aluno deve ter cumprido toda a carga horária mínima de 24 créditos e ter sido aprovado na qualificação e estar matriculado em dissertação.
Para início do processo, o aluno deve encaminhar um e-mail para Secretaria de Pós-graduação (dippg.secretaria@ifce.edu.br) com cópia para a Coordenação (ppget.fortaleza@ifce.edu.br) e para o orientador contendo as informações abaixo.
● Nome completo aluno (a).
● Título da dissertação.
● Nome do orientador (a).
● Membros internos da banca: Nome, CPF, Instituição de origem, E-mail e Telefone.
● Membros externos da banca: Nome, CPF, Instituição de origem, E-mail e Telefone.
● Data da apresentação.
● Hora da apresentação.
● Local ou Link da Defesa.
8) Pedido de expedição de diploma
Para solicitação de expedição de diploma, o aluno deve ter cumprido toda a carga horária de disciplinas (24 créditos de disciplinas e 6 créditos de dissertação), ter defendido a dissertação e esta tenha sido aprovada pela banca examinadora. Após a defesa da dissertação o aluno realiza as correções (considerações feitas pela banca) e envia um e-mail para a coordenação (ppget.fortaleza@ifce.edu.br) com cópia para o orientador que dará ciência que o documento da dissertação está em acordo.
Para o processo de expedição de diploma o aluno deve enviar um e-mail para a Secretaria de Pós-graduação (dippg.secretaria@ifce.edu.br) com cópia para a Coordenação (ppget.fortaleza@ifce.edu.br) solicitando o procedimento para abertura do processo. A secretaria repassará ao estudante todas as informações necessárias.
O fluxo do processo de solicitação de expedição do Diploma inicia na Secretaria de Pós-graduação, conforme abaixo:
a) O/A Aluno/a envia o pedido de expedição de Diploma e entrega a versão final da Dissertação (digital) à Secretaria de Pós-graduação (dippg.secretaria@ifce.edu.br).
b) A Secretaria de Pós-graduação abre e encaminha via SEI/IFCE os processos de expedição do Diploma e entrega da Dissertação à Coordenação do Curso para análise de atendimento dos critérios.
c) A Coordenação do curso despacha no processo da Dissertação que Dissertação atendeu os requisitos e envia o processo à Coordenação da Biblioteca do campus Fortaleza (CBIBLIO-FOR).
d) A Coordenação do curso despacha no processo de Diploma que o/a aluno/a cumpriu as exigências/requisitos e que não tem pendências com o programa de Pós-Graduação e envia o processo à Secretaria de Pós-graduação (SECPPG).
e) Secretaria providencia o encaminhamento para impressão, e entrega do Diploma, por fim, conclusão do processo de Expedição do Diploma e
f) Biblioteca emite documento de aceite da Dissertação e publicação no repositório institucional.
9) Proficiência em Língua Estrangeira
O aluno deve demonstrar proficiência em língua estrangeira em até 24 (vinte e quatro) meses do seu ingresso como aluno regular. O curso viabiliza anualmente uma prova em língua inglesa de interpretação de texto em temas relacionados com Telecomunicações. Para recebimento do diploma o aluno precisa comprovar a aprovação no teste de proficiência em língua inglesa.