Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

IFCE

Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciência e Matemática

PGECM

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE oferta a formação em nível de mestrado acadêmico, ocorrendo na modalidade Presencial e correspondendo a área de Ensino da Capes (área 46), com área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática. As principais atividades do programa ocorrem no campus de Fortaleza, localizado na Avenida Treze de maio, 2081, Benfica. Também conta com a estrutura e os docentes de diversos campi do IFCE e de outras instituições de Ensino Superior. O mestrado em Ensino de Ciências e Matemática teve seu início no ano de 2015, com a existência de três linhas de pesquisa, a saber: Ensino de Química, Ensino de Física e Ensino de Matemática. A partir do ano de 2021, o programa passa a apresentar mais uma linha de pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O programa apresenta como proposta a formação de professores-pesquisadores, visando o aprofundamento científico e a integração de saberes interdisciplinares. O público-alvo são, prioritariamente, os diplomados em cursos superiores de licenciatura plena em física, química, matemática, biologia e pedagogia, buscando atender a uma visão multidisciplinar de profissionais e buscando a formação de professores preparados para as novas tecnologias de ensino, apropriação de metodologias e conhecimentos relevantes para sua atuação profissional.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

CLIQUE AQUI para conferir o objetivo geral e os objetivos específicos do curso

COORDENADORIA

Caroline de Goes Sampaio (coordenadora)